logo

São Paulo começou na capital a vacinação de idosos com mais de 90 anos

Lourdes Vitor da silva, de 91 anos, a primeira idosa vacinada em São Paulo na fase dos 90+. Ela é usuária da UBS Jardim Nélia, no bairro do Itaim Paulista, último distrito da Zona Leste 2. Foto: Ascom/Saude/PMSP

A Prefeitura de São Paulo começou hoje, sexta-feira 5 de janeiro, a vacinação para idosos com 90 anos e mais, em todas as 468 Unidades Básicas de Saúde da cidade.

A orientação é que o idoso 90+ vá até a UBS mais próxima de sua residência e apresente o Cadastro de Pessoas Físicas (CPF), a carteira de vacinação e o Cartão SUS, se tiver. Deverão ser seguidos todos os protocolos sanitários vigentes, como distanciamento físico, uso de máscara, higienização com álcool em gel. Para evitar aglomerações, a orientação é que os idosos dependentes sejam acompanhados por apenas uma pessoa.

Quem não sabe qual a mais próxima da sua casa pode pesquisar pelo site de localização da Prefeitura de São Paulo.

A expectativa da Secretaria Municipal de Saúde é de vacinar mais de 32 mil idosos, nessa etapa da campanha.

Amanhã, sábado 6 de janeiro, a vacinação irá ocorrer somente em 87 Unidades Básicas de Saúde (UBS) integradas com as AMAs (Assistência Médica Ambulatorial).

Cadastramento

Para agilizar o atendimento e evitar filas, os idosos, seus familiares ou qualquer pessoa que integre o público previsto na campanha pode realizar o pré-cadastramento para a vacinação contra a Covid-19 no site Vacina Já 

A cidade de São Paulo até o final da tarde de ontem (4/1) tinha vacinado 24.171 idosos, sendo 14.371 nas Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs) e 9.800 institucionalizados em outros locais.

Drive-trhru só na segunda-feira 8 de janeiro

A vacinação nos drive-thrus ocorrerá de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Nas UBSs e nos centros-escolas, das 7h às 19h.

Na capital, os postos de drive-thru serão montados nos seguintes locais:

Praça Charles Miller – Estádio do Pacaembu (zona oeste)
Neo Química Arena Corinthians (zona leste)
Autódromo de Interlagos – rua Jacinto Júlio, Portão EHN (zona sul)
Centro de Exposições do Anhembi – rua Olavo Fontoura, portão 38 (zona norte)
Igreja Boas Novas – rua Marechal Malet, 611, Parque da Vila Prudente (zona leste)

Os quatro centros-escola ficam nos seguintes endereços:

Centro-Escola Barra Funda
Av. Dr. Abrahão Ribeiro, 283

Centro-Escola Vila Mariana
Rua Ambrosina de Macedo, 94

Centro-Escola Geraldo de Paula Souza
Av. Dr. Arnaldo, 925

Centro-Escola Samuel Barnsley Pessoa – Butantã
Av. Vital Brasil, 1.490

Os idosos com dificuldade ou incapacidade de locomoção atendidos pelo Programa Saúde da Família (PSF) serão vacinados em suas casas.

O município já vacinou 24.171 idosos, sendo 14.371 nas Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs) e 9.800 institucionalizados em outros locais.