
Na tarde do último sábado, 23/10, a assessoria de imprensa da Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo, respondendo a uma solicitação do Jornal da 3ª Idade, confirmou a existência de um surto de COVID-19 entre os idosos idosos residentes no Centro de Acolhida Especial para Idosos Morada São João.
O local serve de hospedagem para cerca de 200 pessoas idosas e é gerenciado pela ONG Associação Serviços Assistenciais Senhor Bom Jesus dos Passos. Na comunicação da Secretaria da Saúde foi esclarecido que os casos registrados estão sendo monitorados.
Na tarde da sexta-feira o Jornal da 3ª Idade recebeu a informação da ocorrência da morte de um idoso e a sequência da descoberta de contaminação em outras seis pessoas idosas e passou a averiguar a veracidade, com pessoas responsáveis pela área dos idosos em diferentes secretarias.
Nos próximos dias espera-se que a Secretaria da Saúde esclareça as dúvidas que estão sendo apontadas por lideranças do movimento dos idosos: O que causou este surto?; as pessoas idosas que transitam no local estão sendo testadas?; está faltando material para o controle?; os afetados tinham tomado a segunda dose da vacina contra a Covid-19?; como os contaminados estão sendo monitorados, visto que vários moradores saem para atividades externas?
