Siga o Jornal da 3ª Idade no Instagram
Inezita Barroso, a “Rainha da Música Caipira”, nasceu em 4 de março de 1925 e faleceu em 8 de março de 2015, tendo dedicado sua vida à valorização da música caipira e da cultura popular.
Cantora, instrumentista, pesquisadora, apresentadora, arranjadora e atriz, ela desempenhou um papel essencial na valorização da música de raiz e de seus compositores. Trilhou caminhos que também abriram espaço para outras mulheres no gênero sertanejo. As atividades do projeto celebram sua trajetória multifacetada, marcada por quatro décadas à frente do programa Viola, Minha Viola, onde seu trabalho tornou-se elo entre memória e renovação, cultivando tradições e abrindo espaço para novas gerações de talentos.
Segundo o jornalista Alexandre Pavan, que trabalhava no Núcleo de Música Popular da TV Cultura, de São Paulo, onde ela mantinha seu programa, “Inezita Barroso é aquele tipo de artista capaz de revelar um país”. Ao longo de sua trajetória como cantora, pesquisadora, professora e apresentadora de rádio e televisão, ela não apenas ensinou o Brasil a olhar para dentro de si, como fez com que os brasileiros se reconhecem naquilo que ela cantava.”
