logo

Tatuí, SP, retoma atividades do “Envelhecer com Qualidade de Vida” com idosos ao ar livre

Projeto Envelhecer Tatuí SP retoma atividades com idosos. Foto: Secom/PMT

O Projeto “Envelhecer com Qualidade de Vida”, criado há 14 anos pelo Fundo Social de Solidariedade de Tatuí (FUSSTAT), retomou na manhã de ontem (segunda-feira 22/02), de forma gradual, as suas atividades com os idosos.

Na Praça Mário Cóscia, próximo ao lago, eles foram recepcionados pela presidente do FUSSTAT, Alessandra Vieira de Camargo Teles, pela coordenadora e fisioterapeuta do Projeto, Luciana Vieira de Camargo Barros Picchi e toda equipe do Projeto.

As professoras, Rosa Maria de Souza e Adriana Moraes Alegre,  orientou o grupo de 30 idosos, nos exercícios com bastão, além de caminhada em volta do lago, seguida por um alongamento.

Os 180 integrantes do Projeto “Envelhecer com Qualidade de Vida” estão divididos em grupos com, aproximadamente, 20 a 30 idosos, para participarem dos encontros ao ar livre, que serão realizados cada dia em um bairro diferente, sempre das 8h às 9h30. Todos usam máscaras de proteção, mantém o distanciamento social, não se abraçam e nem se beijam e cumprem as normas de cuidados e prevenção estabelecidos pelas autoridades de Saúde em tempos de pandemia da COVID-19.

Escolhemos vários pontos da cidade para que os idosos possam ir por conta própria, sem o transporte do Projeto, evitando assim o contato tão próximo deles. Queremos que todos permaneçam com saúde e, assim que possível, possam voltar as atividades no Parque Maria Tuca, contou a coordenadora Luciana Picchi  que pretende promover encontros rápidos e próximos às residências dos integrantes.

Os encontros estão programados para acontecer nos seguintes dias e locais: dia 23/02, terça-feira, na Praça do Carroção; dia 24/02, quarta-feira, na Praça Santa Cruz; dia 25/02, quinta-feira, no campo de futebol do Jardim Santa Rita de Cássia; dia 26/02, sexta-feira, na Praça Ayrton Senna; dia 01/03, segunda-feira, na Praça Manoel Guedes (Praça do Museu); dia 02/03, terça-feira, no CEU das Artes; dia 03/03, quarta-feira, no Jardim Tóquio (local a definir); e dia 04/03, quinta-feira, na Vila Angélica (local a definir). Os demais encontros do mês de março serão definidos em breve.

De acordo com a coordenadora Luciana, as aulas on-line, via WhatsApp, de treino de memória e atividades lúdicas, para os idosos que ainda não estão saindo de casa, também já estão sendo retomadas, bem como os atendimentos médicos, de enfermagem, psicologia, nutricionista, terapia ocupacional, fisioterapia e acupuntura. “Nas próximas semanas voltaremos com as aulas on-line de artesanato, com a professora Madalena Moraes. Essas atividades devem acontecer desta forma gradual até que possamos voltar presencialmente com segurança”, concluiu Luciana.

A tradicional Gincana Solidária do Projeto “Envelhecer com Qualidade de Vida” também já está sendo combinada com os idosos que, em grupos de bairros, arrecadarão detergentes para uma entidade social do município.