Taubaté conquistou a Medalha de Ouro na Coreografia na 3ª Etapa do JOMI 2023 em Guaratinguetá e vai para a final em São José do Rio Preto, em 24 de junho
Grupo de Coreografia de Taubaté ficou em 1º lugar, Medalha de Ouro, na 3ª Etapa do JOMI 2023, em Guaratinguetá. Foto: Secom/PMT
Por Hermínia Brandão + Secom/PMT
O Grupo de Coreografia de Taubaté, município localizado na região do Vale do Paraíba, ficou com a Medalha de Ouro, na tarde da última terça-feira, 18 de abril, na competição da modalidade, na 3ª Etapa dos Jogos da Melhor Idade 2023 (JOMI Estadual), em Guaratinguetá. O torneio, que começou na última segunda-feira, vai até o próximo domingo, 23/4.
As apresentações de 23 cidades aconteceram no Itaguará Country Clube de Guaratinguetá. Taubaté ficou em primeiro lugar, Jacareí em segundo e Pindamonhangaba em terceiro.
Caça Fantasmas (em alusão ao famoso filme de 1984) foi o tema da Coreografia de Taubaté, apresentada por 12 pessoas: 8 mulheres e quatro homens. A coreógrafa é a Profª Karina Leite, que teve a colaboração da Profª. Katia Mariani.
2ª Região Esportiva do Estado de São Paulo
A Secretaria Estadual de Esportes de SP mantém uma classificação própria, que divide os municípios, por 8 Regiões Esportivas, diferente das 16 Regiões Administrativas do Estado. A cidade de Guaratinguetá está na 2ª Região Esportiva, que tem a cidade de São José dos Campos como referência.
JOMI – Jogos Estaduais da Melhor Idade
O JOMI é o principal torneio esportivo voltado para a terceira idade em SP, que foi pioneiro no Brasil, em competições voltadas para o público 60+. Funciona no formato de uma olimpíada regional, com disputas de 14 modalidades, nas categorias feminino e masculino.
As mesmas modalidades são disputadas em todas as etapas regionais, mas para a final vão somente as duas primeiras pessoas colocadas de cada categoria: Atletismo (Masculino e Feminino); Bocha (Misto); Buraco (Masculino e Feminino); Coreografia (Mista); Damas (Masculino e Feminino); Dança de Salão (Misto); Dominó (Masculino e Feminino); Malha (Misto); Natação (Masculino e Feminino); Tênis (Masculino e Feminino); Tênis de Mesa (Masculino e Feminino); Truco (Misto); Voleibol Adaptado (Masculino e Feminino) e Xadrez (Masculino e Feminino).
JOMI é o nome que substituiu o JORI-Jogos Regionais do Idoso-que realizou 23 edições. O modelo continua o mesmo: é coordenado pela Secretaria Estadual de Esportes em conjunto com as Prefeituras que sediam cada etapa. O nome foi mudado na etapa final de 2019. Depois, em 2020 e 2021 as competições foram canceladas em função da pandemia da COVID19.
Em 2022 o JOMI voltou ainda tímido, com muitas cidades ausentes, ainda com temor da pandemia. Os organizadores esperam que em 2023 aconteça uma retomada.