O Museu de Arte Sacra de São Paulo, no bairro da Luz, na capital, inaugurou no último sábado, 7 de dezembro, três novas exposições, que oferece ao público em geral, não só religiosos, a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre a nossa herança portuguesa, mas também ibérica, de um elemento bastante presente em nossa cultura e nas festividades natalinas: o presépio.
As mostras “Presépios barristas lusitanos “, “Presépios Brasileiros” e “Bandeiras, violas e figueiras: a natividade no Vale da Paraíba” apresentam diferentes olhares para a concepção e formas de montagens do nascimento de Cristo, como também apresentam uma diversidade de formas e expressividades na concepção das esculturas de gênero que retratam os diferentes personagens que compõem os presépios.
Presépios barristas lusitanos
A exposição apresenta uma reflexão sobre os elementos tradicionais da produção de esculturas em barro na cultura portuguesa presente nos presépios que compõem a coleção do museu.
Presépios Brasileiros
Com a curadoria colaborativa do público, a exposição – em cartaz na Sala MAS/Metrô Tiradentes – aborda o resultado do amalgamento de diferentes tradições e regionalismos, de norte ao sul e de leste ao oeste, trazidas pelos povos originários e enriquecidas pela influência de outras culturas que aqui se estabeleceram, essas contribuições solidificaram as bases da nossa cultura e tradição. Esse legado é refletido nos materiais, formas, elementos e estilos das imagens que compõem os presépios da coleção do Museu.
Bandeiras, violas e figureiras: a natividade no Vale da Paraíba
Em parceria e articulação com o Museu do Folclore de São José dos Campos, da rede de museus de arte sacra do Sistema Estadual de Museus, a exposição aborda a ressonância ainda viva nas tradições das festividades natalinas no interior paulista. A partir do artesanato em barro produzido pelas figureiras do Vale do Paraíba e os instrumentos das folias de reis, construída de forma coletiva com o Museu do Folclore, apresentamos um pouco desse universo presente em nossa cultura.
As exposições ficam em cartaz até dia 12 de janeiro de 2025, de terça a domingo, das 9h às 17h. Ao longo da mostra serão realizadas atividades educativas e visitas mediadas.
Local e horário de Funcionamento
Avenida Tiradentes, 676 (Acesso pela Rua Jorge Miranda, 43)
Terça a domingo – Das 9h às 17h – A entrada ao prédio do museu é permitida até as 16h30. Segunda-feira – fechado
Ingressos
aos sábados a visita é gratuita para o público em geral
para idosos grátis todos os dias
para o público R$6,00, estudantes pagam meia (R$3,00)