Começa na próxima quarta-feira, 29 de setembro a 5ª Edição da Semana do Idoso do Abrigo Nosso Lar, uma Instituição de Longa Permanência da cidade de Vitória da Conquista, a terceira mais populosa da Bahia.
Desde 2017, a ILPI administrada pelo departamento social da União Espírita de Vitória da Conquista (UEVC), instituiu a atividade no seu calendário para comemorar o Dia Internacional da Pessoa Idosa. Com o passar dos anos o que era para ser uma capacitação de funcionários e colaboradores se transformou num evento, envolvendo vários parceiros e criando uma corrente de conscientização e educação a respeito ao envelhecimento.
A coordenadora da iniciativa é a psicóloga, Simone Maximo Pelis, pós graduação em Geriatria e Gerontologia (UNATI/UERJ). Ela explica a evolução e a importância dessa Semana do Idoso, na cidade.
A primeira edição da Semana tinha como proposta capacitar funcionários e voluntários da Instituição de Longa Permanência Abrigo Nosso Lar. Na segunda edição, como atividade de extensão do Programa de Pós Graduação em Linguística da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, alcançar a comunidade acadêmica e a comunidade em geral com as reflexões a respeito do envelhecimento passou a ser também objetivo do evento. Na terceira edição o evento foi consolidado como atividade de extensão, vinculado ao Proex / Capes. Com a pandemia, a quarta edição ocorreu de forma remota, tendo a parceria da Liga Acadêmica de Geriatria e Gerontologia UESB/Fasa. Na quinta edição, novamente remota, o evento contará com palestrantes de outros estados proporcionando intensa troca de conhecimentos e experiências, explica a psicóloga que é voluntária no Abrigo Nosso Lar desde 2017, quando chegou do Rio de Janeiro.
A Semana do Idoso é hoje uma atividade de extensão do Grupo de Pesquisa em Neurolinguística /PPglin, da Liga Acadêmica em Geriatria e Gerontologia UESB/LAGG e continua como atividade de capacitação e educação continuada promovida aos funcionários e voluntários da ILPI ANL. O último dia do evento é sempre voltado às atividades presenciais aos idosos do Nosso Lar. Em 2021 terá uma inovação com apresentação musical realizada em outras instituições locais.