O Dia do Beijo é comemorado em vários países em 13 de Abril. A data é símbolo do afeto e carinho, sendo um gesto muito antigo e desde a idade média era utilizado com várias simbologias.
Na Roma Antiga era normal que os imperadores permitissem serem beijados nos lábios pelos nobres mais influentes, e os menos importantes beijavam suas mãos. Na Escócia, o costume era que o padre deveria beijar os lábios da noiva ao final de uma cerimônia. Esta era como uma bênção para que o casal tivesse felicidade na vida conjugal. Já na festa, a noiva geralmente beijava todos os homens em troca de dinheiro.
Ninguém sabe a origem do beijo e existe um inventor para ele e se existe uma data que o costume tenha sido registrado pela primeira vez. Existe uma lenda que data a origem como sendo de 13 de Abril de 1882, onde em uma vila italiana existia um homem chamado Enrique Porchelo, que beijava todas as mulheres que encontrava, não importando se eram ou não comprometidas, até que em 13 de Abril daquele ano, o padre da região resolveu oferecer um prêmio em moedas de ouro para a primeira mulher que se apresentasse e que não tinha sido beijada por Enrique, porém nenhuma mulher se apresentou. Acredita-se que a pequena fortuna está escondida, em algum local da Itália, até hoje.
Na Idade Média o chamado beijo da paz era comum e representava um sinal de respeito comum entre homens pertencentes à determinada classe social, utilizado também para marcar acordos entre os senhores feudais.
Na sociedade Persa o beijo tinha caráter social, sendo que homens da mesma classe davam beijos na boca, enquanto outros de classes inferiores não podiam se beijar ou apenas beijavam no rosto, apenas prestar reverência aos homens de classe superior.
Na era Hebraica o beijo também tinha significado afetuoso.
Beijo de Judas- O beijo mais polêmico é o chamado Beijo de Judas, aquele relatado na Bíblia, no episódio onde Judas teria traído Jesus com um beijo, um sinal que deveria ser de afeto, mas que era um gesto de traição.
Beijo entre apaixonados- Com o surgimento do renascimento o beijo deixou de ser um ritual cultural entre homens para passar a ser apenas um gesto entre aqueles que são apaixonados. O beijo continua a ser utilizado dentro da religião, como na católica, onde os fiéis beijam a mão do padre como sinal de respeito.
Informações Interessantes sobre o Beijo
Beijar Queima Calorias – Todas as nossas ações gastam energia e com o beijo é a mesma coisa. Dependendo da intensidade você pode gastar de 3 a 5 calorias por beijo
Musculação- Assim como gastam energia, os beijos também fortalecem os músculos da boca e bochecha, durante um beijo 30 músculos diferentes são exercitados.
Emoção e Laço Afetivo do Beijo- O beijo cria vínculos de emoção, isso faz com que você se lembre da pessoa. Por isso muitos dos que não querem manter uma relação duradoura evitam o beijo.
O Beijo para as Mulheres- Pesquisas indicam que as mulheres tem a capacidade de realizar uma avaliação do parceiro durante um beijo, e que através dessa avaliação perceber se aquele será um relacionamento curto ou de longo prazo.
O Beijo para os Homens- No caso dos homens, os beijos são mais sexuais e servem para o preparo para o ato sexual, apesar de que apenas o beijo não signifique sexo.
Beijo depois do sexo- Apesar de se acreditar que o beijo após o sexo geralmente é uma iniciativa feminina, pesquisas indicam que normalmente é o homem que se dispõe ao ato de carinho pós-sexo.
O MAIS IMPORTANTE- Não existe idade para parar de beijar.