logo

1º Seminário Direitos da Pessoa Idosa-Temas Contemporâneos- organizado pela OAB SP

O 1º Seminário Direitos da Pessoa Idosa- Temas Contemporâneos, organizado pela Comissão da Pessoa Idosa da OAB SP, está marcado para a quinta-feira, 28 de setembro, das 8h30 às 14 horas, na sede da Rua Maria Paula, 35.

O evento é gratuito e aberto para todas as pessoas interessadas, mas com necessidade de inscrição antecipada pelo formulário Sympla.

Programação

Abertura Marcela Carinhato Almeida Prado de Castro Valente , presidente da Comissão dos Direitos da Pessoa Idosa OAB SP.

 10 horas – Idadismo e as Políticas fundamentadas em Direitos

 Alexandre Kalache – presidente do Centro Internacional da Longevidade Brasil (International Longevity Centre, ILC Brazil) e co-diretor do Age Friendly Institute, baseado em Boston. Possui o título de Mestrado em Saúde Pública da Universidade de Londres e doutorado da Universidade de Oxford. Entre 1975 e 1995 trabalhou em ambas as universidades como pesquisador sênior, tendo fundado a Unidade de Epidemiologia do Envelhecimento da Universidade de Londres onde também criou o primeiro Mestrado em Promoção da Saúde da Europa. De 1995 a 2008 foi diretor do Departamento de envelhecimento e Curso de Vida da OMS em Genebra. Nesse período concebeu e publicou, em 2002, o Marco Político do Envelhecimento Ativo e, posteriormente, a iniciativa Cidades Amigas do Idoso em 2005. Como resultado os dois referenciais são conhecidos e aplicados mundialmente. Em 2008 mudou-se para Nova York para implementar o projeto Age Friendly New York e entre 2010 e 2012 desempenhou a função de “Thinker in Residency” do Governo Australiano. Desde 2021 divide seu tempo entre o Brasil, Londres e Granada, onde é professor associado da Escuela Andaluza de Salud Publica. Palestrante e consultor internacional, desenvolve e coordena projetos mundo afora.  Em 2021, recebeu o título de Membro Honorário da Academia Nacional de Medicina e em 2022, foi agraciado com o Prêmio Zilda Arns de Direito das Pessoas Idosas, especialmente por sua mobilização internacional através do movimento “Velhice Não É Doença”, que resultou na retirada do termo “velhice” do Código Internacional de Doença. Kalache é fonte regular sobre o tema Longevidade para a mídia nacional e internacional e desenvolve atividades acadêmicas em sete universidades.

 Mediadores: Eva Bettine, consultora da Comissão Estadual do Direitos das Pessoas Idosas OAB/SP. Gerontóloga pela USP, Mestre em Filosofia, modalidade Saúde e Educação. Doutoranda em Ciências pela mesma universidade. Coordenadora da Pós graduação em Gerontologia da Faculdade Paulista de Serviço Social – FAPSS. Especialista em estimulação e reabilitação cognitiva pelo HCFMUSP; Pesquisadora em Distúrbios do Sono.  

 João Iotti Advogado; Vice-Presidente da Comissão Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa da OAB SP; Cofundador e Diretor do Instituto Brasileiro dos Direitos da Pessoa Idosa (IBDPI). Mestrando em Gerontologia na Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH-USP). Pesquisador do Projeto Global Crossings União Europeia, da Cátedra Jean Monnet.

 11 horas – Pessoa Idosa: sujeito efetivo de direitos sociais?

 José Roberto Sodero Victório, advogado Militante em Direitos Sociais (Previdenciário e Trabalhista), PhD pela Universidade de Salerno.

 Mediadores: Fábio Paulo Reis de Santana, presidente da Comissão de Direito Constitucional da OAB SP e Carmela Dell ́Isola, consultora da Comissão Estadual do Direitos das Pessoas Idosas OAB SP; Pós-Doutora em Direitos Humanos, Universidade de Salamanca/Espanha; Doutora em Direito pela PUC/SP; Mestre em Direito pela USP; Coordenadora da Pós-Graduação, Processo Civil, da Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo. Professora Titular da Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo (aposentada). Coordenadora do Núcleo de Direitos Humanos da ESA/SP; Coordenadora do Núcleo Etarismo da Comissão da Mulher Advogada da OABSP. Membro da Comissão de Direito Constitucional da OABSP. Vice-Presidente da OAB de São Bernardo do Campo (2019-2021). Advogada. Autora de diversas publicações jurídicas

 12 horas – Envelhecer ou adolescer na 3ª Idade?

 Albertina Duarte Takiuti – Mestre e Doutora em Ginecologia pela Faculdade de Medicina da USP. chefe do Ambulatório de Ginecologia de Adolescentes do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo FMUSP. Coordenadora do Programa Adolescentes da Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo.

 Mediadora: Kátia BoulosAdvogada e docente universitária, com atuação interinstitucional na defesa dos direitos da criança, adolescente, mulher e pessoa idosa; Consultora da Comissão Estadual do Direitos das Pessoas Idosas OAB/ SP; Conselheira no Conselho Estadual da Condição Feminina da Secretaria da Mulher do Estado de São Paulo. Diretora Nacional e Presidente da Seção Estadual SP da Associação de Direito de Família e das Sucessões (ADFAS).