Desde 1994, que o dia 21 de setembro foi instituído como Dia Mundial de Conscientização da Doença de Alzheimer, pela Organização das Nações Unidas (ONU), para ampliar a divulgação e o debate dos principais sintomas, formas de tratamento e aconselhamento para os familiares dos pacientes.
Alzheimer é uma doença que destrói de forma permanente os neurônios, as células do sistema nervoso, deteriorando a capacidade de entendimento da pessoa e sua memória de curto prazo, além de gerar alterações comportamentais que se agravam ao longo do tempo.
A Doença de Alzheimer ainda não tem cura e suas causas também são desconhecidas. O que os profissionais de Saúde que se dedicam ao acompanhamento (psiquiatra, geriatra ou neurologista) defendem é que quanto mais cedo for detectado, maiores as chances dos sintomas serem atenuados com o uso de medicamentos.
A DA atinge mais a população acima de 65 anos de idade, sendo a forma mais comum de demência neurodegenerativa em idosos. No Brasil estima-se que existam cerca de 1,5 milhão de pessoas com demência, sendo a maioria com Alzheimer. Um estudo da Universidade Federal de Pelotas concluiu que há 30 anos o Brasil tinha 500 mil pacientes de demência e Alzheimer, que 2050 serão 4 milhões de portadores.
Eventos programados
21/9/2023– Seminário virtual promovido pela Academia Brasileira de Neurologia e a ABRAz- Associação Brasileira de Alzheimer
19/9/2023 – Conversando sobre Alzheimer e outras demências, por uma política de cuidado integral nos ciclos de vidas, com transmissão ao vivo no YouTube do Conselho Nacional de Saúde.
30/9/2023- 4º Mutirão #Cuida de Mim reunirá familiares e cuidadores de pessoas com Alzheimer em São Paulo