logo

Sucesso do 4º Mutirão #cuidademim foi marcado pela pauta de interesse direto do cuidador familiar

Os Mutirões#CuidadeMim que vêm acontecendo desde 2019, capitaneados pela arquiteta Míriam Morata, realizou ontem, sábado 30 de setembro, seu quarto encontro. O evento ocorreu na Biblioteca Centro de Pesquisa América do Sul Paises Árabes África (BibliASPA), na Rua Baronesa de Itu, 639, bairro de Santa Cecília.

Com a participação de um grupo de pessoas voluntárias, que colaboram com a Rede Cuida de Mim, foram realizadas palestras, rodas de conversa, vivências e aula de como usar o chá com benefício terapêutico.  

 Esse foi o segundo mutirão de 2023, sendo que o feito em maio passado contou com o apoio da Universidade Federal de São Paulo, que sediou e  abriu uma parceria com a iniciativa. O 4º Mutirões#CuidadeMim contou com a presença de profissionais da Unifesp.

Vídeo game como prevenção do Alzheimer

Uma das palestras que mais envolveu o público, formado por jovens e idosos, que cuidam de familiares com a Doença de Alzheimer, presentes no Mutirões#CuidadeMim foi a do especialista em Tecnologia da Informação e diretor-executivo da empresa ISGAME, Fábio Ota. Com o tema Efeitos dos jogos digitais na prevenção da Doença de Alzheimer e melhora na qualidade de vida das cuidadoras e pessoas idosas”, ele falou sobre as vantagens dos mais velhos se envolverem com os games.

Ota destacou que a primeira conquista é a autonomia digital, que ainda assusta um pouco a terceira idade. Do lado terapêutico, falou de como a tecnologia pode ser usada como ferramenta para o estímulo cognitivo, desenvolvimento do raciocínio lógico, assim ajudando na manutenção da memória.

No final falou de uma possibilidade que suscitou muito interesse: a das pessoas idosas aprenderem programação para inventar seus próprios jogos digitais e construir personagens. Contou que é um desafio cuja possibilidade vem estimulando várias turmas de idosos.

Médica neurologista Mariel Montiel, venezuelana que está fazendo doutorado na UNIFESP acompanhou o 4º Mutirão #cuidademim. Foto: jornal3idade.com.br

Pesquisa Cuidadores de Pacientes com Demência

Até o final de 2023 deverá estar publicada a pesquisa que o Grupo de Sistemas Cognitivos Artificiais da Unifesp, sob a coordenação do Prof. Dr. Walter Teixeira Lima Jr,  fez sobre “Cuidadores com pacientes com demência”. O estudo entrevistou cerca de 400 pessoas,  cuidadores familiares de pessoas portadoras de demência.

A médica neurologista Mariel Montiel, de 30 anos, venezuelana da cidade de Maracaibo, que está fazendo seu doutorado na Unifesp e trabalha na pesquisa, acompanhou o mutirão, no sábado. Segundo ela, o apoio da Rede Cuida de Mim para a pesquisa foi muito importante.

Bióloga Carmem Ferrari ensinou sobre o poder dos chás e das plantas medicinais. Foto: jornal3idade.com.br

 Chás e ervas que acalmam e trazem benefícios à saúde

O que o Japão, Hong-Kong, Singapura e Suíça têm em comum? Entre outras coisas, são países com população muito longeva, que também usam os chás como auxiliares no tratamento de saúde.

Nessa direção, foi a atividade com a bióloga Maria Carmem Romero Ferrari, que falou com o tema Plantas Medicinais para auxiliar no tratamento do paciente e cuidador. Com as mudas que ela mesmo plantou a profissional explicou como o  Alecrim melhora da digestão, alívio da dor de cabeça e combate ao cansaço. A erva-doce que tem propriedades calmantes auxilia no tratamento de distúrbios do sono. O chá de hortelã é utilizado para problemas do intestino e refluxo.

Proposta dos Mutirões

A arquiteta Miriam Morata é a idealizadora da Rede Cuida de Mim-Alguém que eu Amo tem Alzheimer. Ela cuidou dos pais que tiveram a Doença de Alzheimer em momentos diferentes e viveu as dificuldades dos cuidadores familiares. A proposta dos Mutirões é levar orientações e esclarecimento para os familiares com a participação de diferentes profissionais.  Leia a programação completa do Mutirões#CuidadeMim.