logo

Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa de São Bernardo do Campo, SP, fez seu 2º Seminário

Prof.ª Tâmara Rufini Vicente, coordenadora do projeto Campeões da Vida falou sobre o “Envelhecimento na cidade de São Bernardo do Campo”. Foto: Lúcia/divulgação
Siga o Jornal da 3ª Idade de SP no Instagram

O Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa de São Bernardo do Campo, SP, promoveu seu 2º Seminário de Políticas Públicas para a Pessoa Idosa, na segunda-feira, 29 de setembro, no Teatro Cacilda Becker, como parte da “Semana da Pessoa Idosa 2025”.

A abertura e o encerramento do evento contou com apresentações de grupos de coreografia do projeto Campeões da Vida, que desenvolvem atividades, durante todo o ano, com as pessoas 60+ do município.

As palestras abordaram as políticas públicas dedicadas ao direito e ao bem-estar da população. 

 Sobre “O Envelhecimento na Cidade de São Bernardo do Campo” falou a Prof.ª Tâmara Rufini Vicente, Educadora Física e Fisioterapeuta, Especialista em Gerontologia.

A fisioterapeuta especialista em Fisiologia do Exercício, Geriatria e Gerontologia e Coordenadora de Políticas Públicas Gerontológicas no município de São Caetano do Sul, Lucila Lorenzini, falou sobre  “A Importância do trabalho interdisciplinar para a saúde da pessoa idosa”.

A jornalista Hermínia Brandão, que escreve sobre as questões do envelhecimento desde 1994, idealizadora do Jornal da 3ª Idade, falou sobre a: “A Importância da imagem, da atitude e da comunicação das Pessoas Idosas”.

A mesa de debates contou também com atletas que representam São Bernardo do Campo nos torneios e competições da terceira idade, em todo o Estado.