logo

A 3ª Conferência Municipal debateu as políticas públicas para as pessoas idosas em Iracemápolis, no Interior de SP

Siga o Jornal da 3ª Idade no Instagram

A cidade de Iracemápolis, distante 171 km da capital, em SP, realizou nos dias 20 e 21 de maio de 2025, a sua 3ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, no Centro de Lazer do Trabalhador. O evento reuniu autoridades, especialistas, representantes da sociedade civil e moradores para debater temas essenciais relacionados ao envelhecimento e à garantia de direitos da população idosa.

 O tema “Envelhecimento Multicultural e Democracia: urgência por Equidade, Direitos e Participação” é o mesmo que está sendo debatido em todas as conferências do país e que será o orientar para a Conferência Nacional, marcada para setembro em Brasília.

 A abertura da conferência contou com recepção aos participantes, composição da mesa de trabalho com a presença dos vereadores Lu Blumer e Belão, além da secretária de Ação Social e Cidadania, Vanda Aparecida de Oliveira Carvalho e o vice-prefeito Chicão Rossetti.

A leitura e aprovação do regimento interno antecederam a palestra magna, ministrada pela assistente social Ana Maria Leme da Silva Sampaio. Com vasta experiência na área, Ana abordou o cenário atual do envelhecimento no Brasil e a importância da participação social na defesa dos direitos da pessoa idosa.

No segundo dia, os participantes foram divididos em grupos de discussão para debater os cinco eixos temáticos da conferência. Após os debates, foram definidas propostas a serem encaminhadas para os âmbitos municipal, estadual e federal. No encerramento, foram realizadas votações para eleger representantes para a Conferência Estadual, que acontecerá em agosto deste ano.

Maria Lúcia Modenez foi eleita como delegada da sociedade civil e  Vera Medeiros, diretora da Promoção Social, como suplente pelo poder público.

Com informações da SECOM/PMI