logo

A Coordenação de Políticas para Pessoa Idosa da Prefeitura de SP trocou hoje 15/6 seu coordenador

A Coordenação de Políticas para Pessoa Idosa da Prefeitura de São Paulo, que têm como objetivo articular e integrar as políticas para esse segmento da população, junto aos órgãos da administração pública municipal,  mudou na manhã de hoje, 3 de junho de 2024, o seu coordenador.

O demógrafo, Renato Cintra, foi exonerado e a Secretaria Municipal de Direitos Humanos  e publicou uma nota de sobre o período em que esteve nas funções. Como ele também era o vice-presidente do CMI-SP, como conselheiro governamental, seu lugar deverá ser ocupado temporariamente pelo secretário-geral, Diógenes Sandim, conforme o Regimento Interno. A Prefeitura tem que indicar, nos próximos dias, quem assumirá em nome da gestão.

Desde o começo da tarde, o Jornal da 3ª Idade solicitou um posicionamento da Secretária Sonia Francine Gaspar Marmo (Soninha Francine), mas até agora não houve nenhuma manifestação oficial.

Nota Renato Cintra

Iniciei minha jornada na Secretaria Municipal dos Direitos Humanos e Cidadania – SMDHC, em março de 2018 como assessor técnico a convite da antiga coordenadora Sandra Gomes. Com sua saída tive a oportunidade de assumir a Coordenação de Políticas da Pessoa Idosa – CPPI já nos primeiros dias do ano de 2021.  Assumi a coordenação de corpo e alma e não foram poucos desafios que foram enfrentados, desde falta de recursos humanos e financeiros dada demanda apresentada, até morosidade de toda a estrutura pública para execução dos projetos. 

Mesmo assim, a equipe produziu e produziu muito! Não cabe aqui numerar todos os projetos, atividades e ações, tudo isso pode ser visto, a quem se interessar, no Relatório Executivo das Ações, Atividades e Projetos Realizados pela Coordenação de Políticas para a Pessoa Idosa no período de 2021 a 2023 (anexo). 

De 2018 até aqui caminhamos juntos, mas as divergências de ideias são legítimas, muitas vezes nossos caminhos se encontram, mas em outros se desencontram. Minhas questões e meu desacordo não são pessoais, mas de ideias, concepções e saio sem abrir mão deles. Por isso, deixo a Secretaria com o sentimento de missão cumprida e desejo que outros possam continuar a construção de uma política pública efetiva para a Pessoa Idosa na cidade de São Paulo. 

Agradeço de coração a todos que fizeram parte dessa jornada! Beijos e abraços.  Renato Cintra