logo

A história do enfrentamento da pandemia da COVID-19 no Hospital Dr. João Lima, no Paraná, vira livro


por Hermínia Brandão
jornal3idade.com.br

A COVID-19 ainda está muito próxima de todos nós, na lembrança dos queridos que perdemos, nas sequelas de pessoas conhecidas, nas notícias da maneira desastrada como o governo federal brasileiro da época cuidou da pandemia. Também nas orientações de prevenção que não podemos esquecer para enfrentar outros surtos que certamente virão.

Com todas essas informações, não podemos jamais esquecer o esforço e a coragem de inúmeros profissionais que se doaram neste período, colocando em risco sua própria vida. A maioria continuará anônima, mas são essas pessoas a quem devemos agradecer diariamente.

Um livro lançado no começo de junho, em Cornélio Procópio (cidade jovem no Interior do Paraná, emancipada há 85 anos, que tem uma população de pouco mais de 45 mil habitantes) merece ser lido. 

Todas as pessoas que se interessam em saber como foi vivida a fase da descoberta da COVID-19 por profissionais de saúde, a necessidade de invenção de protocolos, o desafio das equipes de se colocarem acima do medo, têm na obra um relato verdadeiro, profissional, mas também bastante emocionado.

O título, O Heroísmo por trás das luvas, Máscaras e Aventais: a história da COVID-19 no Norte Pioneiro Paranaense, já é um convite. Sem se preocupar com o rigor literário, a obra traz os depoimentos de 19 profissionais de saúde e de pacientes de familiares internados no Hospital Dr. João Lima & Cegen.

Quando tudo começou na China já se previa uma pandemia. Entretanto, confesso que não imaginava que nossa instituição em Cornélio Procópio se envolveria de tal forma no tratamento de pacientes com Covid-19, tornando-se um dos hospitais de referência no Norte do Paraná.   …Impressionante quantos se dedicaram além da conta, além do que era pedido, além de suas próprias forças.  Essa é a mais bela notícia silenciosa, que nem sempre é reconhecida, porque a dureza da engrenagem do dia-a-dia por vezes não nos deixa enxergar o heroísmo por trás das luvas e máscaras. (texto do médico André Coelho Lima).

Eram 23 horas, do dia 28 de maio, eu estava no hospital desde a manhãzinha e decidimos fechar as portas. Precisávamos reunir o que tínhamos, higienizar tudo e reencontrar os reais motivos de termos optado por trabalhar na área da saúde. Trabalhar na área da saúde não é luxo ou vaidade, sempre será missão e a pandemia foi um grande lembrete deste compromisso. (texto do psicólogo Arthur Eugênio Crepaldi Vigatto).

Foi na segunda-feira, 15 de junho de 2020, em torno das 3 horas da tarde, que veio a comunicação oficial de que o Hospital Dr. João Lima/Cegen já poderia internar pelo SUS os pacientes graves e gravíssimos, portadores de coronavírus. Em menos de 48 horas todos os leitos estavam ocupados. Essa situação de alta ocupação, acima de 90% , se manteve constante durante todo o tempo. Começa aí mais um capítulo repleto de alegrias e dramas que estão descritos neste livro para que as gerações futuras vejam e sintam o que foi a verdadeira “guerra sanitária”. (texto do médico João Batista Lima Filho).

Os três textos destacados acima são dos organizadores do livro, que dão uma mostra do que se pode ler nas 110 páginas. A renda do livro será destinada para ampliar os serviços de reabilitação de pós-pandemia que estão sendo oferecidos para a população da cidade. O livro pode ser adquirido diretamente pelo telefone (43) 3524-1000.

Dr. João Batista Lima Filho

O médico geriatra João Lima Filho, no lançamento do livro , no dia 2 de junho, três anos depois dos momentos críticos da pandemia em 2020. Foto: divulgação

O geriatra paranaense João Batista Lima Filho, proprietário do Hospital João Lima & Cegen é especialmente uma pessoa muito próxima da história do movimento das pessoas idosas no Brasil. Com 43 anos de medicina, dos seus 65 anos de idade,  foi presidente da Seção Paraná da SBGG – Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia, fez parte do Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa, do Conselho Nacional de Saúde, da Comissão Intersetorial de Atenção à Saúde de Pessoas com Patologias – CIASPP e coordena o Eixo de Fim de Vida, da Comissão Especial de Bioética, da CNBB- Conferência Nacional dos Bispos do Brasil.

Foi ele quem idealizou junto à médica sanitarista Zilda Arns a Pastoral da Pessoa Idosa, que no próximo dia 5 de novembro de 2023 completará 19 anos.