logo

A partir de 1º julho de 2024 estará online a 1ª Fase do Guia do Envelhecimento da cidade de São Paulo

Hermínia Brandão
herminia@jornal3idade.com.br

A primeira fase de um Guia mais direto, prático e virtual, que vai ajudar as pessoas idosas a encontrar o que existe disponível para melhorar a qualidade de vida nos seus territórios, será publicado a partir de 1º de julho de 2024.

Embora desde meados de março venham sendo feitas visitas diretas nos distritos, também é possível colaborar inscrevendo seu grupo de terceira idade ou entidade através da nossa ficha cadastro. https://forms.gle/VnXbcBdrzZS77qPV9

O que é esse Guia?

O Guia Paulista do Envelhecimento foi idealizado pela jornalista Hermínia Brandão, nos moldes do Guia Brasileiro da 3ª Idade, que ela editou por 15 anos (1995 a 2010), naqueles tempos bancado somente com publicidade de empresas privadas.

Em 2022, a jornalista fez uma parceria com a ONG APROFe – Associação Pró-Falcêmicos – Saúde da Pessoa Negra, sediada no bairro da Bela Vista em São Paulo, para buscar verba de apoio junto à Comissão do Idoso da Câmara Municipal de São Paulo. Pela lei, um projeto só pode receber emenda parlamentar se for ONG ou associado a uma ONG. 

Como se trata de dinheiro público, a verba é depositada direto na conta da ONG, que passa a ser a “dona do projeto perante a Prefeitura”. Como existe a obrigação de vínculo de aprovação e fiscalização de alguma Secretaria da Prefeitura, neste Guia o vínculo é com a Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania.

Embora o projeto tenha sido apresentado para todos os cinco vereadores da Comissão do Idoso, somente dois vereadores se dispuseram a apoiar: o Vereador Celso Giannazi e o Vereador Eli Corrêa.