O 5º Dia Mundial dos Avós e das Pessoas Idosas será celebrado no próximo dia 27 de julho, pela igreja católica de todo o mundo. O tema “Bem-aventurado aquele que não perdeu a sua esperança”, que havia sido escolhido pelo Papa Francisco, no começo do de 2025.
No dia 10 de julho, uma nota oficial do Dicastério para os Leigos, a Vida e a Família, responsável pela divulgação no Vaticano, divulgou a oração oficial e sugestões para as celebrações, com especial atenção aos idosos impossibilitados de participar das peregrinações jubilares.
As comemorações do Dia Mundial dos Avós e dos idosos de 2025 fazem parte das comemorações do ano do Jubileu.
Ano Santo do Jubileu de 2025
O Jubileu de 2025 é um ano santo ordinário da igreja católica, que tem como tema “Peregrinos da Esperança”. O evento é realizado a cada 25 anos. Por motivos especiais, o Papa pode comemorar jubileus extraordinários.
O Papa Francisco tinha definido o Jubileu de 2025 como um sinal de renascimento após os sofrimentos da pandemia e explicou que o evento não tem apenas um significado religioso, mas também ético, moral, social e cultural.
Criação das comemorações
O dia 26 de julho foi a data inicialmente escolhida pelo Papa Paulo VI, para homenagear os pais de Maria, a mãe de Jesus: Ana e Joaquim. Eles foram canonizados no século XVI pelo Papa Gregório VIII para serem venerados por serem pais da mãe de Cristo.
Segundo a história, Ana e o marido Joaquim viviam em Nazaré e não conseguiam ter filhos. Somente quando já estava com a idade avançada é que Ana engravidou e teve uma menina, com quem ela só conviveu até os três anos, morrendo logo depois. Devido a isso, Santa Ana é considerada a padroeira das mulheres grávidas e dos que desejam ter filhos. São Joaquim e Santa Ana são os padroeiros dos avós.