Não tem muito tempo ela nem sabia mexer as peças do tabuleiro. Lembra vagamente de um dos três filhos ter jogado quando pequeno, mas naquela época os trabalhos domésticos e os cuidados com as três crianças pequenas nem dava tempo para pensar em mais nada. Foi depois de entrar na terceira idade que ela resolveu jogar voleibol adaptado, até o dia que pediram para ela encarar o tabuleiro quadriculado. Aprendeu e virou campeã.
Catharina Aoki de Souza, hoje com 76 anos, três filhos e dois netos, ficou em primeiro lugar com a Medalha de Ouro na modalidade Xadrez feminino, na 1ª etapa do JOMI 2022-Jogos Estaduais da Melhor Idade disputados em Campos do Jordão, na semana passada, de 29 de março a 3 de abril.
Moradora há quase 50 anos em Guarulhos, na Grande São Paulo, ela é natural de Bilac, pequena cidade da Região de Araçatuba, onde cresceu cercada de imigrantes japoneses.
Frequentadora do Centro de Convivência do Idoso Santa Mena, ela afirma gostar muito das atividades, de viajar e passear e que só começou a aproveitar a vida depois de ficar idosa.
No começo de julho vai para Presidente Prudente, junto com todos que tiraram os primeiro e segundos lugares em todas as modalidades, em todas as etapas do JOMI 2022. Lá será a grande final.
Só vai ter fera, não dá para gerar muitas expectativas, diz Catharina, sem querer pular nada, com a calma de quem observa na diagonal, como uma rainha.
Delegação de Guarulhos no JOMI 2022
Catharina Aoki de Souza foi uma das 120 pessoas, entre atletas e membros de comissões técnicas que participaram de todas as modalidades , representando Guarulhos na 1ª etapa do JOMI 2022, em Campos do Jordão. A chefe da delegação foi a Profª Alice Drago de Campos,
Guarulhos ficou com o segundo lugar na classificação geral da 1ª etapa do JOMI 2022, sendo a vice-campeã da etapa. Na pontuação final somou 117 pontos, sendo 52 no feminino, 41 no masculino e 24 nas provas mistas.
Acompanhe aqui todas as reportagens sobre o JOMI 2022
Aqui tudo que publicamos sobre Guarulhos