O Shopping Aricanduva, na Zona Leste da capital, em São Paulo, está com inscrições abertas, até o dia 15 de setembro, para a 20ª edição do Mutirão da Catarata.
Podem se inscrever pessoas a partir dos 50 anos com algum grau de deficiência visual.
A inscrição pode ser feita diretamente no local, das 10h30 às 21h, de segunda a sábado. Nos domingos e feriados, das 14h às 19h, na Alameda Vila Formosa.
Para confirmar a participação, é preciso levar documento com foto e comprovante de residência. Caso a inscrição seja para terceiros, o responsável deve levar seu documento pessoal junto com os documentos do paciente. Somente serão atendidos pacientes da cidade de São Paulo.
O 20º Mutirão da Catarata é promovido pelo Shopping Aricanduva, com o apoio de BlueEye Oftalmologia, Instituto Eye Hospital, Guillaumon Oftalmologia, ICG Cirurgias e Instituto Cultural Gilson Barreto.
O que é a catarata, as principais causas e como tratar?
A catarata é uma doença que afeta o cristalino do olho, uma estrutura transparente no globo ocular e que funciona como uma lente, ajustando o foco nos objetos e pessoas. A doença pode levar à perda progressiva da visão.
O envelhecimento natural do cristalino é a principal causa da doença, ocorrendo com maior frequência na população idosa. Outros fatores também podem colaborar para o surgimento: pacientes com diabetes, uso constante de colírios sem prescrição médica, pancadas, infecção ocular, medicamentos com corticoides ou tabagismo.
Dentre os principais sintomas, incluem visão embaçada, dificuldade para enxergar e perceber imagens, enxergar pessoas e objetos distorcidos, com contornos borrados, disformes ou borrados, mudanças frequentes no grau dos óculos utilizados, aumento de sensibilidade à luz e dificuldade para distinguir bem as cores.
O diagnóstico é sempre realizado por médico oftalmologista após diversas análises, como verificação de histórico de medicamentos em uso, doenças que o paciente já possui e outros fatores de risco e em casos de diagnóstico positivo, os tratamentos podem incluir cirurgia para remoção do cristalino e substituição por lente artificial, aplicação de de colírios especiais ou uso de óculos ou lentes de contato podem ser usados para correção da visão.