logo

Centro de Referência dos Direitos da Pessoa Idosa será instalado no Polo Cultural da Terceira Idade no Cambuci

Hermínia Brandão 
herminia@jornal3idade.com.br

O Polo Cultural da Terceira Idade “José Lewgoy”, que funciona há 23 anos no bairro do Cambuci, na Região Centro da capital, em São Paulo, vai ser reconfigurado pela Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania, enquanto equipamento, com a inclusão de cinco novos serviços interligados. Terá um Centro de Referência, um Núcleo de Atividades, uma Casa Segura, um Telecentro e um Posto Avançado, que estará fisicamente em outro lugar.

O coordenador da Coordenação de Políticas para Pessoa Idosa, da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania, o demógrafo Renato Cintra, explicou ao Jornal da 3ª Idade, como está sendo elaborado o perfil desses novos serviços.

O Centro de Referência estará aberto para todas as pessoas idosas da cidade, mas sabemos que os moradores do entorno serão os mais frequentes. Nossa ideia é que ele, com os serviços que serão incluídos, venha a servir de modelo para ser replicado em todas as regiões de São Paulo. O Polo Cultural, enquanto equipamento da Prefeitura precisava de uma tipificação que determinasse de forma administrativa todas as suas funções. Isso nunca tinha sido feito e para esse trabalho somamos várias ideias que já vínhamos elaborando. Dessa maneira o Polo Cultural como serviço permanecerá”, disse Renato Cintra.

O Centro de Referência 

O Centro de Referência atenderá as pessoas idosas e seus familiares que precisarem de orientação e apoio. Vai funcionar de segunda-feira, das 8 às 17 horas, aberto para pessoas de todas as regiões da cidade. A principal finalidade será a garantia de direitos, nos moldes do que já existe para as mulheres, com encaminhamentos para outros serviços. 

Do quadro de funcionários do Centro de Referência deverão constar, um gerontólogo, um auxiliar administrativo, uma assistente social, um psicólogo, um advogado e alguns oficineiros. Esses últimos não ficarão fixos no local, mas deverão ser espalhados pela cidade como oferta complementar aos serviços nos locais mais periféricos. Eles também terão a tarefa de levar mensagens sobre os direitos humanos. 

Todos os serviços do Centro de Referência serão administrados por uma OSC, que será escolhida após o chamamento do edital, que está em fase final de elaboração e deverá ser publicado ainda no primeiro semestre.

O Núcleo de Atividades 

O Núcleo de Atividades será, na verdade, a continuidade dos trabalhos que já existem no Polo Cultural diretamente com os usuários, com oficinas e cursos. A mudança na tipificação não afeta diretamente os usuários. Segundo o coordenador, Renato Cintra, é uma garantia administrativa, para continuidade do serviço. Também um miniauditório será construído nas atuais dependências do Polo.

A Casa segura

A Casa Segura será montada para uma espécie de exposição permanente de como deve ser uma casa ideal para moradia da pessoa idosa, com recursos para se evitar acidentes domésticos.

São exemplos de cuidados para uma habitação com segurança para moradores mais velhos aquelas que incluem, entre outras coisas: pisos antiderrapantes; barras de apoio dentro do boxe e próximo ao vaso sanitário; altura do vaso sanitário esteja entre 43 a 45 cm, facilitando o sentar e o levantar, a retirada de tapetes ou quando for indispensável, utilizar os antiderrapantes para evitar quedas, entre outros.

Para montar essa Casa Segura será lançado um edital para contratar uma pessoa profissional de arquitetura. Enquanto isso não acontece, a Coordenação de Políticas para Pessoa Idosa está trabalhando com orientações de técnicos da Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana e Obras (SIURB).

 Telecentro 

O Telecentro, que já funciona nas dependências do Polo Cultural, é um equipamento público da Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia disponibilizado para ensinar as pessoas interessadas em buscar educação digital. Com as modificações que serão implantadas, o Telecentro receberá uma orientação ainda mais dirigida para a capacitação das pessoas idosas.

Posto Avançado 

O Posto Avançado será, na verdade, “um minicentro de referência” sem a obrigação de todos os serviços do equipamento central e com menos funcionários. Vai funcionar na Rua Cerro Corá, na Lapa, e estará diretamente ligado ao Centro de Referência do Cambuci, inclusive sendo administrado pela mesma OSC que vencer o edital.

Outros equipamentos de São Paulo que usam o nome Centro de Referência

Este será o quarto serviço voltado para as pessoas idosas na cidade de São Paulo usando o nome de Centro de Referência. Em locais distintos, um nada tem a ver com o outro.

Na Região Centro existe o Centro de Referência da Cidadania do Idoso (CRECI), inaugurado em 17 de setembro de 2004, é ligado à Secretaria Municipal de Assistência Social, administrado pela OSC Coordenação Regional das Obras de Promoção Humana (CROPH). Atuação mais voltada para a participação social.

O Centro de Referência do Idoso “José Ermírio de Moraes” (CRI Leste), aberto em setembro de 2001, foi o primeiro equipamento de saúde voltado à assistência à saúde da pessoa idosa, da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo. Resultado de mobilização e reivindicações da população idosa nas imediações de São Miguel Paulista, Zona Leste, com forte liderança do falecido Padre Ticão.

O Centro de Referência do Idoso da Zona Norte de São Paulo (CRI Norte) foi inaugurado em 17 de fevereiro de 2005, é uma parceria entre a Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo sob administração da Sociedade Brasileira Caminho de Damasco (SBCD Saúde). É um ambulatório de atenção secundária do Sistema Único de Saúde (SUS) com foco na atenção à saúde ao idoso. O atendimento é referência para as Unidades Básicas de Saúde (UBS) da região norte da cidade de São Paulo. Está localizado na área do Conjunto Hospitalar do Mandaqui.