A cidade de Itapetininga, que segundo o Sistema SEADE de projeções populacionais deverá ter mais de 23 mil idosos, a partir de 1º de julho de 2020, numa população de mais de 160 mil habitantes, foi representada na XV Conferência Estadual do Idoso de São Paulo, por Ivair Antonio Paulino presidente do Conselho Municipal do Idoso.
A construção de mais uma unidade do Vila Dignidade, através do recém-criado programa Vida Longa, do governo estadual e a Delegacia Especializada do idoso foram algumas das principais reivindicações aprovadas na Conferência Municipal do Idoso de Itapetininga, no dia 14 de março de 2019.
Eu participei no Eixo 4 (Os Conselhos de Direitos: seu papel na efetivação do controle social na geração e implementação das políticas públicas) que teve debates bastante acalorados. Acredito que as deliberações finais atendem as principais demandas que já estavam espelhadas no Caderno da Conferência, com os mais votados em todo o Estado, disse o presidente do CMI.
Ivair Antonio Paulino foi escolhido para ser delegado na 5ª Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa, com data ainda não marcada, mas que segundo o governo federal será realizada em 2020. Na conferência estadual de 2019 ele pertencia ao grupo dos delegados da MACRO I- SOROCABA, que tinha direito a 6 vagas para a nacional e 11 delegados para Águas de Lindoia. Como somente 6 delegados compareceram, todos ficaram automaticamente delegados para a nacional, sem necessidade de disputa.
Do MACRO I- SOROCABA participaram: Araçoiaba da Serra (Nilvanderson Parise); Ibiúna (Irineu Gonçalves Júnior); Iperó (Luiza Monise dos Anjos Mendes); Itapetininga (Ivair Antonio Paulino); Porto Feliz (Gercina Mendes dos Santos; Salto de Pirapora (Carine Barbosa de Sousa) e São Miguel Arcanjo (Madalena Alves dos Santos).