logo

Comitê Pró-JOMI Paulistano se reuniu na Câmara Municipal de SP

Reunião do Comitê da Sociedade Civil Pro-JOMI Paulistano, na Câmara Municipal de SP. Foto: jornal3idade.com.br

Representantes do GCMI – Grande Conselho Municipal do Idoso de São Paulo, da Coordenadoria da Pessoa Idosa da Prefeitura, do Interfórum (movimento que reúne lideranças dos Fóruns dos Idosos da Capital), da Comissão Extraordinária do Idoso e de algumas das Secretarias que fazem parte da Comissão de Organização do JOMI Paulistano se reuniram na última sexta-feira,14/10 na Câmara Municipal de SP.

Diante da dificuldade da Secretaria Municipal de Esportes em marcar a primeira reunião oficial da Comissão Ampliada, prometida pelo Secretário Cacá Vianna na audiência pública de 21 de junho (depois ratificada em encontro no seu gabinete), o encontro foi chamado para que todos pudessem saber da SEME, como está o calendário dos Jogos Municipais do Idoso.

A reunião foi marcada por surpresas. Mesmo sem ter feito oficialmente nenhuma reunião conjunta com a Comissão Ampliada e nem ter disparado a comunicação massiva da realização dos JOMI, conforme tinha sido acordado antes, a Secretaria já tem um Regulamento, publicou o Edital de chamamento para contratação de serviços e definiu que o calendário de torneios que acontecerão ainda em 2022 não serão mais seletivas e sim um torneio substituto ao que deveria ser em março ou abril de 2023.

Segundo o Edital publicado em 11/10 o chamamento é para o JOMI 2022 com oferta de R$1 milhão e 100 mil reais para a organização que for aprovada. Assim teremos dois JOMI 2022: o primeiro organizado com emenda parlamentar e o segundo com emissão de recursos extra da Prefeitura. 

Toda vez que se discutiu anteriormente a proposta de seletivas ainda em 2022, nas 5 regiões da cidade (embora a vontade da maioria seja por Subprefeituras) os funcionários da SEME defenderam que é preciso contratação de empresa que vai cuidar das questões técnicas que fogem da organização geral. Professores de educação física, árbitros e profissionais de criação de tabela e pontuação dos jogos.

Na especificação do Edital de chamamento o que está englobado são  vários outros serviços que poderiam sem custos extras estar sendo feito em conjunto com as demais secretarias. Exatamente para isso a reunião da Comissão Ampliada se fazia necessário antes.

As inscrições para os idosos participarem serão feitas pela Internet, no período de 1 a 15 de novembro, embora o local ainda não esteja disponível. Os jogos regionalizados foram marcados para a semana de 3 a 10 de dezembro, apontando uma falta de conhecimento da organização dos grupos de terceira idade que nesse período estão fazendo suas festas de encerramento do ano. Dessa maneira a participação fica quase restrita aos grupos conveniados com a Prefeitura. 

Uma proposta que vem sendo defendida pelo Jornal da 3ª Idade desde a audiência pública de junho, de fazer uma reunião virtual com as assessorias de imprensa das Subprefeituras, com a presença do Secretário de Esportes, para divulgar os jogos nos territórios da cidade, mais uma vez foi aprovada. Depende agora do Secretário Cacá Vianna executar. O Jornal da 3ª Idade, a representante da Secretaria da Cultura e o da Secretaria da Educação, presentes no encontro se prontificaram a ajudar. Isso pode ser feito imediatamente e não depende de recursos.

O lado positivo de toda essa movimentação é que se está começando a construir um trabalho com representantes de vários segmentos para o JOMI Paulistano que é o sonho de muitas pessoas, há muitos anos. 

Não se pode admitir mais que centenas de cidades de 50 mil habitantes façam seus jogos com 500 pessoas e São Paulo, com mais de 2 milhões de pessoas faça um JOMI com 200 pessoas, como foram os dos últimos anos, por falta de divulgação.