A Coreografia do Conviver Itanhaém ficou com a Medalha de Ouro, na 2ª etapa JOMI 2023, em SBC. Foto: jornal3idade.com.br
O grupo de dança do Conviver Itanhaém ficou com a Medalha de Ouro, na tarde de ontem (18/4), na disputa da Coreografia, na abertura da 2ª Etapa dos Jogos da Melhor Idade 2023 (JOMI Estadual), que estarão sendo realizados até o próximo domingo 23/4, em São Bernardo do Campo.
Osasco ficou com a Medalha de Prata e Santo André com a Medalha de Bronze, todas na categoria Coreografia B. A única concorrente na Categoria A foi a cidade anfitriã, que assim ficou diretamente classificada.
As apresentações da modalidade aconteceram no auditório do Centro de Formação de Professores Ruth Cardoso de São Bernardo do Campo (CENFORPE). O Prefeito Orlando Morando e a Secretária Estadual de Esportes, Coronel Helena Reis estiveram na mesa da abertura solene do evento, que contou com outras autoridades locais.
Mulheres do Sertão foi o tema da Coreografia de Itanhaém, apresentada por 12 mulheres, do grupo que é formado por 14 originalmente: Maria Aparecida Sansão; Neri Roseno Michail; Maria Aparecida dos Santos Sousa; Maria Rosimar Almeida; Nilce Aparecida de Paula Roque; Ercilia Ramires Fernandes; Eliza Keiko Morita; Julia Maria Silva; Lindinalva Fondello; Vilma Terezinha Pedra Ribeiro; Alaide Aparecida da Silva; Regina Maria Martins de Moraes da Costa.
A concepção do bailado foi do coreógrafo Victor Martins de França, um jovem de 21 anos, que dança desde os 8 anos, é profissional desde os 13 anos e está agora terminando o bacharelado em Educação Física.
Estou muito contente com a vitória, porque é a minha primeira vez coreografando para a terceira idade, disse o coreógrafo Victor.
Delegação de Itanhaém em São Bernardo do Campo
Os itanhaenses estão participando com uma delegação de 128 pessoas, entre atletas, técnicos e pessoal de apoio, chefiados pelo Prof. Alessandro Galvão dos Santos, diretor do projeto Conviver Itanhaém, responsável pelo trabalho com a terceira idade na cidade.
1ª Região Esportiva do Estado de São Paulo
A Secretaria Estadual de Esportes de SP mantém uma classificação própria, que divide os municípios, por 8 Regiões Esportivas, diferente das 16 Regiões Administrativas do Estado. A cidade de São Bernardo está na 1ª Região Esportiva, que tem a cidade de Santos como referência.
JOMI – Jogos Estaduais da Melhor Idade
O JOMI é o principal torneio esportivo voltado para a terceira idade em SP, que foi pioneiro no Brasil, em competições voltadas para o público 60+. Funciona no formato de uma olimpíada regional, com disputas de 14 modalidades, nas categorias feminino e masculino.
As mesmas modalidades são disputadas em todas as etapas regionais, mas para a final vão somente as duas primeiras pessoas colocadas de cada categoria: Atletismo (Masculino e Feminino); Bocha (Misto); Buraco (Masculino e Feminino); Coreografia (Mista); Damas (Masculino e Feminino); Dança de Salão (Misto); Dominó (Masculino e Feminino); Malha (Misto); Natação (Masculino e Feminino); Tênis (Masculino e Feminino); Tênis de Mesa (Masculino e Feminino); Truco (Misto); Voleibol Adaptado (Masculino e Feminino) e Xadrez (Masculino e Feminino).
JOMI é o nome que substituiu o JORI-Jogos Regionais do Idoso-que realizou 23 edições. O modelo continua o mesmo: é coordenado pela Secretaria Estadual de Esportes em conjunto com as Prefeituras que sediam cada etapa. O nome foi mudado na etapa final de 2019. Depois, em 2020 e 2021 as competições foram canceladas em função da pandemia da COVID19.
Em 2022 o JOMI voltou ainda tímido, com muitas cidades ausentes, ainda com temor da pandemia. Os organizadores esperam que em 2023 aconteça uma retomada.