logo

Conviver Itanhaém ficou com a Medalha de Ouro na Coreografia na 2ª Etapa do JOMI 2023 e vai para a final em São José do Rio Preto, em 24 de junho

A Coreografia do Conviver Itanhaém ficou com a Medalha de Ouro, na 2ª etapa JOMI 2023, em SBC. Foto: jornal3idade.com.br
A Coreografia do Conviver Itanhaém ficou com a Medalha de Ouro, na 2ª etapa JOMI 2023, em SBC. Foto: jornal3idade.com.br

O grupo de dança do Conviver Itanhaém ficou com a Medalha de Ouro, na tarde de ontem (18/4), na disputa da Coreografia, na abertura da 2ª Etapa dos Jogos da Melhor Idade 2023 (JOMI Estadual), que estarão sendo realizados até o próximo domingo 23/4, em São Bernardo do Campo.  

Osasco ficou com a Medalha de Prata e Santo André com a Medalha de Bronze, todas na categoria Coreografia B. A única concorrente na Categoria A foi a cidade anfitriã, que assim ficou diretamente classificada.

As apresentações da modalidade aconteceram no auditório do Centro de Formação de Professores Ruth Cardoso de São Bernardo do Campo (CENFORPE). O Prefeito Orlando Morando e a Secretária Estadual de Esportes, Coronel Helena Reis estiveram na mesa da abertura solene do evento, que contou com outras autoridades locais.

Pelo Regulamento do JOMI só os dois primeiros vão para a Final Estadual 2023, em Rio Preto.

Mulheres do Sertão foi o tema da Coreografia de Itanhaém, apresentada por 12 mulheres, do grupo que é formado por 14 originalmente: Maria Aparecida Sansão; Neri Roseno Michail; Maria Aparecida dos Santos Sousa; Maria Rosimar Almeida; Nilce Aparecida de Paula Roque; Ercilia Ramires Fernandes; Eliza Keiko Morita; Julia Maria Silva; Lindinalva Fondello; Vilma Terezinha Pedra Ribeiro; Alaide Aparecida da Silva; Regina Maria Martins de Moraes da Costa.

 A concepção do bailado foi do coreógrafo Victor Martins de França, um jovem de 21 anos, que dança desde os 8 anos, é profissional desde os 13 anos e está agora terminando o bacharelado em Educação Física. 

Estou muito contente com a vitória, porque é a minha primeira vez coreografando para a terceira idade, disse o coreógrafo Victor.

Delegação de Itanhaém em São Bernardo do Campo

Os itanhaenses estão participando com uma delegação de 128 pessoas, entre atletas, técnicos e pessoal de apoio, chefiados pelo Prof. Alessandro Galvão dos Santos, diretor do projeto Conviver Itanhaém, responsável pelo trabalho com a terceira idade na cidade.

1ª Região Esportiva do Estado de São Paulo

A Secretaria Estadual de Esportes de SP mantém uma classificação própria, que divide os municípios, por 8 Regiões Esportivas, diferente das 16 Regiões Administrativas do Estado. A cidade de São Bernardo está na 1ª Região Esportiva, que tem a cidade de Santos como referência.

JOMI – Jogos Estaduais da Melhor Idade

O JOMI é o principal torneio esportivo voltado para a terceira idade em SP, que foi pioneiro no Brasil, em competições voltadas para o público 60+. Funciona no formato de uma olimpíada regional, com disputas de 14 modalidades, nas categorias feminino e masculino. 

As mesmas modalidades são disputadas em todas as etapas regionais, mas para a final vão somente as duas primeiras pessoas colocadas de cada categoria: Atletismo (Masculino e Feminino);  Bocha (Misto); Buraco (Masculino e Feminino); Coreografia (Mista); Damas (Masculino e Feminino); Dança de Salão (Misto);  Dominó (Masculino e Feminino); Malha  (Misto); Natação (Masculino e Feminino); Tênis (Masculino e Feminino); Tênis de Mesa (Masculino e Feminino); Truco (Misto); Voleibol Adaptado (Masculino e Feminino) e Xadrez (Masculino e Feminino).

JOMI é o nome que substituiu o JORI-Jogos Regionais do Idoso-que realizou 23 edições. O modelo continua o mesmo: é coordenado pela Secretaria Estadual de Esportes em conjunto com as Prefeituras que sediam cada etapa. O nome foi mudado na etapa final de 2019. Depois, em 2020 e 2021 as competições foram canceladas em função da pandemia da COVID19.  

Em 2022 o JOMI voltou ainda tímido, com muitas cidades ausentes, ainda com temor da pandemia. Os organizadores esperam que em 2023 aconteça uma retomada.

Calendário de todas as etapas