A equipe de Coreografia do Centro Esportivo Mané Garrincha, do Ibirapuera, na Zona Sul, foi a campeã no final da tarde deontem, quinta-feira, 31 de outubro, na competição da modalidade nos 10º Jogos Abertos da Pessoa Idosa de São Mateus, ficando com a Medalha de Ouro.
O JAISM, o único torneio que acontece regionalizado no território com atletas da terceira idade, na cidade de São Paulo, reuniu mais de 1200 pessoas, durante todo o dia, no CEU Alto Alegre, na Rua Av. Bento Guelfi, s/n, no Jardim Alegre. O evento em 2024 dobrou de tamanho, recebeu a representação de 40 entidades, entre elas das cidades da Praia Grande, de Mauá e de Itaquaquecetuba. Sua comissão organizadora já pensa em fazê-lo em dois dias, no próximo ano.
Criado pelo Fórum da Pessoa Idosa de São Mateus, há uma década, teve a disputa de 11 modalidades com equipes divididas entre 50+, 60+ e 70+: Coreografia (equipe), Damas (individual); Dança de Salão (dupla); Dominó (dupla); Tênis de Mesa (individual); Truco (dupla); Voleibol Adaptado (equipe); Bocha (dupla); Xadrez (individual); Natação (individual) e Tranca (dupla). O JAISM tem apoio logístico da SEME- Secretaria Municipal de Esportes.
Como tradicionalmente acontece na abertura de jogos, foi composta uma mesa solene, com autoridades locais, que recepcionou o desfile das delegações participantes.
Coreografia do Mané Garrincha
A coreografia do CE Mané Garrincha, mais conhecido como CE Ibirapuera, que ficou com a medalha de ouro teve como tema “This ins me / Esta sou eu”, fazendo uma crítica aos preconceitos que a sociedade tem com as pessoas fisicamente diferentes. Os que dançaram representavam personagens do cinema e da literatura. A coreógrafa é a Prof.ª Gislene Rocha Amirato, que também é Especialista em Reabilitação, condicionamento e ginástica funcional para idosos .
Houve um tempo em que pessoas com características físicas, cor, gênero e opções de vida diferentes eram segregadas, isoladas , tratadas como aberrações e por vezes exibida como atrações em circo. Apesar dos anos que já se foram, ainda lutamos por inclusão, igualdade e por uma sociedade que respeite o ser humano e suas diferenças. Cada um pode ser o que é. A diferença está nos olhos de quem vê. O coração é a essência da beleza que nos faz iguais. Você tem que dizer para o mundo…”Esta sou eu”, foi o texto apresentado pela equipe do CE Mané Garrincha.
Coreografia de Osasco
A equipe de Osasco, vice-campeã no 10º JAISM, que ficou com a medalha de prata, se apresentou com o Grupo Master Dance de Osasco, coreografado pela Profª Maria Tereza Molento. O tema da coreografia foi Tributo ao Queen, em alusão a banda britânica de rock, fundada em 1970, que teve Freddie Mercury como expoente e até hoje é uma das recordistas de vendas de discos.
Coreografia do CEU Azul da Cor do Mar
Com a coreografia “Bailando”, representando o CEU Azul da Cor do Mar, se apresentou o Grupo Fênix de Crystal, que ficou com o terceiro lugar, com a medalha de bronze. A direção artística foi da Prof.ª Debora Gualiato.
O grupo é formado por mulheres que há 14 anos, que se reúnem duas vezes por semana para celebrar a alegria de viver, por que tem como lema “Dançar para ser feliz”. Elas participam de toda a construção da coreografia, desde a escolha do tema, música, passos até a confecção do figurino “, diz o texto lido na apresentação.