O Corpo de Bombeiros de São Paulo, o maior do Brasil e da América Latina em termos de efetivo, realizou na semana de 7 a 11 de fevereiro, a Campanha de Prevenção de Acidentes para Pessoas na Terceira Idade. Segundo a corporação, com o aumento da expectativa de vida da população, há uma tendência no aumento de ocorrências envolvendo as pessoas com mais de 60 anos, por isso.
O balanço da campanha que terminou na última sexta-feira só será divulgado na próxima semana, mas sabe-se que as ações com objetivo educativo envolveram os 21 Grupamentos de Bombeiros do Estado de São Paulo.
O público-alvo da campanha não foram somente os idosos. Os Bombeiros querem provocar mudanças de comportamento, conscientizar as pessoas idosas, seus familiares, cuidadores, profissionais da área da geriatria e saúde. A importância da adoção de medidas e condutas que visem a prevenção de acidentes envolvendo idosos e todas as suas implicações são urgentes, diante do crescimento da população mais velha.
Dados do ano de 2021 mostram que 59,21% dos atendimentos do Corpo de Bombeiros nas ocorrências de natureza Emergência Clínica, foram ao auxílio de pessoas com dificuldades de locomoção ou acamadas, que 44,24% dos Acidentes Pessoais foram de queda da própria altura e 19,14% dos incêndios nas residências.
A maior causa dos acidentes que causam internações e óbitos de idosos, mesmo depois de socorridos, são as quedas, em sua maioria ocorrida dentro de casa.
O que os Bombeiros ensinam nas suas Campanhas para a terceira idade
Antes de sair de casa Verifique se os botões do fogão estão na posição desligado;
Se a frigideira com óleo pegar fogo, enquanto estiver cozinhando, utilize a tampa para apagar ou cubra com pano úmido, NUNCA JOGUE ÁGUA;
Ao sentir cheiro de gás, abra porta e janelas para ventilar e saia do local. Não risque fósforos ou ligue qualquer equipamento elétrico e NÃO acenda nem apague a luz.
Em um incêndio o inimigo mais voraz que as próprias chamas, são os gases aquecidos.Eles transportam grande quantidade de energia e são responsáveis quase que na totalidade, pela propagação do incêndio.
Manter uma iluminação eficiente em todos os cômodos;
Deixe próximo à cama, abajures e telefones;
Mantenha objetos pessoais, sempre próximos à cama (chaves, óculos, calçado etc.);
Instalar barra de apoios nos banheiros;
Escolha móveis firmes, os idosos costumam apoiar para se levantar;
Quando estiver com dificuldades, se possível contrate um cuidador;
Evitar mesa de centro na sala;
Ficar de olho em pisos lisos, de preferência instale antiderrapantes e não limpe o chão com produtos que o deixem escorregadios;
Chinelos ou sapatos inadequados ou em más condições podem causar quedas;
Não coloque tapetes soltos, principalmente ao lado de escadas e corredores.Caso queira usar tapetes, opte pelos emborrachados e antiderrapantes,
Evite usar calçados altos ou com solado liso e nunca ande somente de meias para não escorregar;
Tirar os obstáculos no caminho como fios soltos e brinquedos no chão.