O Dia Mundial dos Avós da igreja católica, que o Papa Francisco criou no ano passado para ser comemorado todos os anos, no último domingo de julho, em 2022 será no dia 24/7.
A data foi estipulada para ficar sempre próxima ao dia de Sant’Ana e São Joaquim, os avós de Jesus, cujo dia (26/7) vinha sendo festejado em vários países.
O tema escolhido pelo Papa este ano é Dão fruto mesmo na velhice (Sl 92, 15), e pretende destacar o quanto os avós e idosos são um valor e um dom, tanto para a sociedade quanto para a comunidade eclesial.
Segundo o Jornal do Vaticano, o tema foi apresentado na última nesta terça-feira, 15/02, com a proposta de ser um convite para que as sociedades considerem e valorizem os avós e os idosos.
Os idosos frequentemente são deixados às margens das famílias, das comunidades civis e eclesiais. A experiência de vida e de fé deles pode contribuir, com efeito, para construir sociedades conscientes das suas próprias raízes e capazes de sonhar um futuro mais solidário, disse em nota o Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida.