O Conselho Municipal da Pessoa Idosa de Diadema, cidade da Grande São Paulo, aprovou na última quarta-feira, 5 de outubro, por unanimidade, o Plano Municipal de Direitos da Pessoa Idosa, que será oficialmente lançado na semana que vem (19/10).
A nova política pública da cidade foi elaborada de forma diferenciada, com grupo de trabalho do CMI composto por conselheiros em parceria com sete secretarias municipais. Para a sua construção, foram feitos 20 encontros, em diferentes territórios da cidade, com participação massiva dos idosos e de profissionais que atuam na área.
Um questionário foi encaminhado aos trabalhadores do município que atendem idosos para se posicionarem sobre o que julgam necessário diante do envelhecimento da população de Diadema. Fizeram uma consulta pública com os grupos de terceira idade, nas sedes dos serviços de atenção à pessoa idosa da cidade. Todas as Secretarias Municipais enviaram suas propostas de atuação, nos próximos anos, na perspectiva do envelhecimento. Uma cartilha contendo todos os resultados será distribuída com o lançamento do Plano.
Seguindo o tema “Respeito Não Envelhece”, o plano tem duração de 4 anos e traça os objetivos e diretrizes de políticas voltadas para as pessoas idosas diademenses. Nele estão previstas: a capacitação profissional de cuidadores de idosos para atender em domicílio as famílias que têm dificuldade em lidar com o parente de mais idade, formação para motoristas e atendentes de serviços públicos e privados sobre como melhor tratar os idosos, a construção de um fluxo para agilizar o recebimento de denúncias de violações de direitos e um site para arrecadar doações ao Fundo Municipal do Idoso.
Com informações da Secom/PMD