logo

Entrevista com a Profª de Fisioterapia Neurológica e Ortopédica, Érica Tardelli da Associação Brasil Parkinson

 

Hoje 4 de abril é o Dia Nacional do Parkinsoniano. Na próxima segunda-feira, 11 de abril, será o Dia Mundial de Conscientização da Doença de Parkinson, estabelecido pela ONU- Organização das Nações Unidas desde 1998. 

Ambas as efemérides foram criadas com o objetivo de esclarecer a doença e as possibilidades de tratamento para que o paciente e sua família tenham uma melhor qualidade de vida.

O Parkinson é a segunda doença degenerativa mais comum e a que mais cresce porque está ligada a fatores ambientais como: agrotóxico, poluição e uso de solventes. Não tem cura, mas tem tratamento. É genético, mas não hereditário.

 Estima-se que 1% da população mundial, acima de 55 anos, e 0,3% da população seja portadora. O Ministério da Saúde calcula que cerca de 200 mil brasileiros tenham a Doença de Parkinson. 

Para saber mais sobre esse debate fundamental, principalmente entre as pessoas idosas, o Jornal da 3ª Idade conversou com a presidente da Associação Brasileira de Parkinson, a fisioterapeuta, Drª Erica Tardelli, especialista e professora em Fisioterapia Neurológica no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.

A ABP vai fazer um evento na Câmara Municipal no dia 11/4 e estará disponibilizando gratuitamente um livro no formato digital (e-book) para que as pessoas possam melhor se informar. 

Jornal da 3ª Idade – Durante muitos anos se afirmou que a Doença de Parkinson é a segunda doença neurológica mais frequente entre os idosos. Essa projeção contínua? Existem números atualizados da incidência no Brasil?

Dra Erica Tardelli, presidente da ABP- Associação Brasil Parkinson– Sim, a Doença de Parkinson é a segunda doença degenerativa mais comum e a que mais cresce, perdendo somente para a Doença de Alzheimer. Estima-se que 1% da população mundial, acima de 55 anos, e 0,3% da população em geral tem Parkinson. No Brasil, o Ministério da Saúde calcula que 200 mil brasileiros têm a Doença de Parkinson. O Parkinson é considerado pelos estudiosos uma pandemia, por causa da potencialização de fatores ambientais, como consumo de agrotóxico e poluição. Em 2040, o número de pessoas com doença de Parkinson é projetado em todo o mundo para exceder 12 milhões, segundo estudos do Global Burden of Disease.

 Jornal da 3ª Idade– O diagnóstico mais frequente sobre o Parkinson sempre foi entre pessoas de 50 a 70 anos e em homens? Isso mudou? Porque cada vez mais tem aparecido em pessoas da faixa dos 40 anos?

Dra Erica Tardelli, presidente da ABP- Associação Brasil Parkinson– A prevalência continua nessa faixa e entre os homens. Tem aumentado o aparecimento de casos entre os jovens. Ainda não existe uma explicação científica sobre essa incidência. Existem algumas deduções devido à exposição a agrotóxicos, aos solventes, trabalhos ainda  mais realizados por homens. Também entre os mais jovens não existe um determinante, mas sabe-se que a contaminação dos alimentos industrializados pelos agrotóxicos é uma das causas. 

Jornal da 3ª Idade- O governo federal nos últimos anos abriu as portas para os agrotóxicos mais pesados, isso poderá será refletido nos próximos anos?

Dra Erica Tardelli, presidente da ABP- Associação Brasil Parkinson- Certamente. O Paraquat é um herbicida de contato, amplamente utilizado na agricultura mundial desde os anos 60. Os principais motivos para o seu uso agrícola generalizado são o baixo custo, a grande eficácia e a ausência de efeitos poluentes cumulativos para o solo, mas ele está relacionado diretamente ao Parkinson. A partir dos anos 80, os pesquisadores passaram a identificar numerosos casos de intoxicação associados à exposição aguda ao Paraquat. Ele está diretamente relacionado ao Parkinson e foi liberado no Brasil.

Jornal da 3ª Idade- Existe prevenção para a Doença de Parkinson?

Dra Erica Tardelli, presidente da ABP- Associação Brasil Parkinson Não existe ainda um tratamento ou medicamentos. Existem questões relacionadas que melhoram as probabilidades. A alimentação. O ideal seria a chamada Dieta do Mediterrâneo, aquela baseada no consumo de alimentos frescos e naturais como azeite, frutas, legumes, cereais, leite e queijo. No entanto, no Brasil isso acaba sendo quase proibitivo, ficando restrito a uma parcela mais privilegiada. No entanto, as pessoas podem tentar evitar o máximo de produtos industrializados como salsicha, comida congelada e comidas em pó que aumentam a degeneração celular. Esses alimentos causam processo inflamatório no sistema nervoso e aumentam a degeneração. Os exercícios físicos devem ser adotados sempre, porque está provado que eles conseguem retardar a evolução da doença.

Jornal da 3ª Idade– Qualquer exercício físico é benéfico para quem já tem sintomas ou tem que ser um trabalho dirigido?

Dra Erica Tardelli, presidente da ABP– Associação Brasil Parkinson-Não é qualquer exercício, tem que ser um condicionamento orientado e de alta intensidade. Pilates ou alongamento e outros não servem.

Jornal da 3ª Idade–  Qual é o procedimento que deve ser tomado quando uma pessoa acha que está com a Doença de Parkinson ou conhece alguém que possa estar apresentando os sintomas?

Dra Erica Tardelli, presidente da ABP- Associação Brasil Parkinson– Procurar um médico neurologista, especialista em distúrbios do movimento. A ABP e o Hospital das Clínicas produziram um  livro em formato digital (e-book) . Começamos hoje a disponibilizar gratuitamente, exatamente para que as pessoas aprendam a identificar os primeiros sinais da doença. Basta fazer o cadastro e baixar gratuitamente.

Jornal da 3ª Idade– Quais são os primeiros sinais e quanto tempo antes do tremor nas mãos eles aparecem?

Dra Erica Tardelli, presidente da ABP- Associação Brasil Parkinson– Cerca de 20% dos portadores da Doença de Parkinson não tremem. O tremor nunca deve ser o sintoma principal para o diagnóstico. São essas coisas que precisamos falar muito. A lentidão do movimento é um sintoma muito mais importante. Nesse e-book explicamos os “pródomos”, que são os sinais ou grupo de sintomas que pode indicar o início de uma doença antes que indícios específicos surjam. Por exemplo, a diminuição do olfato, mudança na letra escrita que passa a ser menor, intestino preso, são alguns sintomas.

Jornal da 3ª Idade– Quanto tempo antes esses sinais podem começar a aparecer?

Dra Erica Tardelli, presidente da ABP- Associação Brasil Parkinson De 10 a 15 anos antes.

Jornal da 3ª Idade- Então esse trabalho de esclarecimento tem que atingir pessoas que ainda não são idosas, com pouco mais de 45 anos?

Dra Erica Tardelli, presidente da ABP- Associação Brasil Parkinson Certamente. A pessoa ainda não tem 50 anos mas está sempre cansada, com tendência para momentos de depressão, o intestino está sempre preso, tem dor no ombro e já fez tratamento no ortopedista e não passa. São sintomas que precisam ser observados.

Jornal da 3ª Idade– Existe algum marcador que já possa ser usado para fechar diagnóstico?

Dra Erica Tardelli, presidente da ABP- Associação Brasil ParkinsonNão. A pessoa depois da leitura do nosso livro, se achar que pode ter algum sintoma deve solicitar na sua UBS um encaminhamento para o Hospital da Clínicas ou para um neurologista especializado. Ainda são poucos na rede do SUS, mas existem.