logo

Envelhecer feliz com Motivação para viver é tema da live do geriatra Emílio Moriguchi

O Instituto Moriguchi fecha amanhã (30/9) com a palestra “Envelhecer feliz: IKIGAI e motivação para viver” o ciclo Os segredos para envelhecer (muito) bem, com o médico geriatra Emilio Moriguchi.

Estamos vivendo mais e o legado do século XX é a longevidade. A cada segundo duas pessoas no mundo celebram 60 anos de vida. Até 2050, uma em cada seis pessoas terá mais de 65 anos. Nessa jornada, é importante envelhecermos bem: funcionais, independentes, autônomos e plenos. Para isso, sabemos que nosso estilo de vida e os hábitos saudáveis adquiridos ao longa da vida são fundamentais. Mas não só isso: também a espiritualidade, as companhias prazerosas, o compartilhamento ou, como organizado pelos japoneses, encontrar nosso “Ikigai”, são elementos de igual importância, diz o Dr. Moriguchi

O Instituto Moriguchi é um centro de estudos e aplicações práticas voltados ao processo de envelhecimento e à qualidade de vida, especialmente durante esse período. Há 25 anos desenvolve sua pesquisa no município gaúcho de Veranópolis, mapeando as condições que tornam a cidade a “terra da longevidade” e a terceira no mundo com a maior longevidade média entre os moradores. Através de diferentes áreas de atuação, contribui para que a sociedade conquiste entendimentos e hábitos que possam representar uma imensa evolução na busca da longevidade. Consultoria SeniorLab.

O Dr. Emílio Moriguchi é  Médico Geriatra; Doutorado em Medicina com área de concentração em Geriatria pela Tokai University School of Medicine, Japão; Pós-doutorado em Metabolismo de Lipoproteínas e Doenças Ateroscleróticas pela Wake Forest University School of Medicine, NC, EUA; Fellow in Geriatric Medicine and Gerontology pela Wake Forest University School of Medicine; Professor do Departamento de Medicina Interna da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), professor do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde, Cardiologia e Ciências Cardiovasculares da UFRGS; Professor visitante da Faculdade de Medicina da Chiba University e Yokohama City University, Japão; Chefe do Serviço de Medicina Interna do Hospital de Clínicas de Porto Alegre; Pesquisador e Coordenador Geral do Projeto Veranópolis: Estudos em Envelhecimento, Longevidade e Qualidade de Vida; Diretor do Instituto Moriguchi.