A equipe de Bocha da Prefeitura de Jundiaí, que ficou em 4º lugar na etapa do JOMI 2022 em Cerquilho e que participou nos 64º Jogos Regionais do Interior da 8ª Região, na semana passada, ganhou uma Cancha toda reformada, no CECE Antônio Lima, no bairro Agapeama.
Os jogadores têm participado dos torneios de 2022 muito mais como treino do que partindo para vencer, porque ficaram praticamente três anos parados. Um ano antes da pandemia, essa quadra, inaugurada no dia 3 de agosto, já estava inviável para uso. Agora com ela toda reformada podemos retomar o condicionamento dos jogadores, explica Marcelo Moda, de 51 anos, educador esportivo na Prefeitura de Jundiaí desde 2006, cujo trabalho está focado em atividades de iniciação esportiva e aulas de ginástica corporal para grupos de adultos. Incumbido de acompanhar a equipe de Bocha, se envolveu com os treinos e agora pretende também ser um jogador da modalidade.
A Bocha é bastante jogada em Jundiaí e embora ainda seja um esporte de pessoas mais velhas, têm despertado o interesse dos adultos. São mais de 10 canchas de equipes privadas na cidade, de diferentes nomenclaturas. A Bocha Rafa, jogada em piso sintético, que é a oficial dos torneios do JOMI, só tem essa recém reformada, em Jundiaí.
A equipe de Bocha está participando também dos torneios organizados pela Liga Regional de Itu, administrada pela Federação Paulista de Bocha e Bolão. No momento eles participam de jogos que vão até o final de ano.
A delegação de Jundiaí que esteve nas finais da etapa de Cerquilho, da 64ª edição dos Jogos Regionais do Estado de São Paulo 2022, contou com nove atletas: Wilson Roberto Ramos, Clodomiro Longatti, José Carlos Nesti, João Batista Pedroso, José Alécio de Mattos, Hélio Zanini, Antônio Pacanaro, Luis Paulo da Silva e Vanir Bonvechio) e dois integrantes da comissão técnica (Marcelo Moda e Basílio Sanches. Eles formaram três duplas e três reservas na competição.