logo

Exposição “60 anos em Linha” esteve na galeria do SEBRAE Santo Amaro homenageando as mulheres idosas

Na noite de 6 de março, o SEBRAE de Santo Amaro abriu sua galeria para uma exposição bastante especial que homenageou as mulheres em geral e destacou a força das idosas na vernissage “Construindo uma história de sucesso”. 

A iniciativa vem no rastro de um projeto social de artes visuais, intitulado “60 anos em linha”, que vem sendo desenvolvido por duas lideranças do Fórum da Pessoa Idosa da Região do M´Boi Mirim: as pedagogas Marcia Feier e Maria Adalgiza Pinto.

A maioria das participantes é moradora da região do Jardim Ângela e Capão Redondo e migrantes de outros estados do Brasil. 

Nosso projeto nasceu com o objetivo de valorizar a pessoa idosa através da criação de obras de artes. Começamos através de oficinas de memória, com um grupo da terceira idade em um centro de convivência. Despertar histórias de vida e sonhos que gerassem imagens e fossem expressas em telas e painéis com tintas, linhas e outros materiais de acordo com a criatividade e o gosto dos participantes. As linhas têm o potencial de unir um ponto a outro, de construir pontes no imaginário criativo, gerando profundas reflexões, dos autores ao público. Registramos as falas dos participantes que estão sendo de suma importância na elaboração de um livro “coletânea”, onde além de artistas elas também serão autoras”, explicou Maria Adalgiza Pinto, curadora da exposição em parceria com a artista plástica Márcia Feier. 

Artistas com obras na exposição

Conceição Matheus de Jesus, Eunice Matos de Melo, Francisca de Souza Ferreira, Gasparina Alves da Costa Parussi, Gercina Pessoa da Silva, Ilda Bispo Alves do Nascimento, Irene Maria da Conceição Silva, Lourdes Ribeiro da Silva, Luzia Josefa dos Santos, Maria Adalgiza Pinto, Maria Conceição de Jesus Lima, Maria da Conceição Oliveira, Maria Ferreira da Silva, Maria José do Nascimento Silva, Maria José Barbosa da Silva, Maria Petronila Silva, Neuza Euripia Ozório, Honoria dos Santos, Selma Aparecida Lourenço dos Santos, Valdete Ribeiro da Silva e Valdivia Santos Ribeiro.