A Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) empossou ontem, 10 de novembro, a médica reumatologista, ex-diretora do Hospital das Clínicas, Doutora e livre-docente, Eloisa Silva Dutra de Oliveira Bonfá, de 65 anos, como nova diretora da instituição.
É a primeira vez, em 110 anos de existência da faculdade, que uma mulher ocupa o posto.
Bonfá recebe a nova função após deixar a diretoria clínica do Hospital das Clínicas (HC) da FMUSP, maior complexo hospitalar da América Latina. Na ocasião, em 2011, ela também havia sido a primeira mulher a assumir o cargo em 78 anos de história da entidade.
Seu desempenho como líder do HC, principalmente durante o enfrentamento à pandemia de Covid-19, lhe rendeu o prêmio Personalidade do Ano na 27ª edição da Feira Hospitalar, em São Paulo. Bonfá foi responsável por reservar 900 leitos do instituto para atender exclusivamente pacientes infectados pela COVID-19.
Autora de 358 artigos científicos, publicados em revistas nacionais e internacionais, a professora possui doutorado e livre-docência na FMUSP, especialização na Universidade de Cornell, nos Estados Unidos, graduação e residência médica na Faculdade de Medicina da USP, em Ribeirão Preto.
Vale lembrar também que aos 40 anos, ela foi a primeira professora titular do Departamento de Clínica Médica da FMUSP — maior grau de docência da instituição —, onde atuou como chefe da disciplina de Reumatologia.
A cerimônia foi realizada no Teatro da FMUSP, em São Paulo, quando a médica reumatologista foi admitida junto a Paulo Manuel Pêgo Fernandes, como novo vice-diretor, e Roger Chammas, como chefe de gabinete.
Com informações da Assessoria de Comunicação da FMUSP