logo

Fóruns das Pessoas Idosas receberam título Maria Antonieta Guerriero

Mesa de abertura da entrega do título Reconhecimento Social Maria Antonieta Guerriero promovido pelo Colegiado Leste com apoio da UNICID. Foto: jornal3idade.com.br

Todos os Fóruns da Pessoa Idosa da cidade de São Paulo, que atuam de forma voluntária, independente de governos, pela defesa dos direitos e da participação social, foram pela primeira vez homenageados numa única cerimônia, na tarde da quarta-feira, 9 de novembro, na semana passada.

A iniciativa foi do Fórum da Cidadania da Pessoa Idosa–Colegiado Leste– com apoio da Universidade Cidade de  São Paulo (UNICID), que cedeu seu teatro no bairro do Tatuapé para que os 29 fóruns paulistanos recebessem o título Reconhecimento Social Maria Antonieta Guerriero.

O auditório lotado por mais de 400 pessoas de todas as regiões da capital assistiu os depoimentos emocionados que lembraram a Prof.ª Maria Antonieta Guerriero, falecida em 1º de dezembro de 2021, aos 96 anos. É dela o nome que batiza a distinção. Sua sobrinha, Beatriz Guerriero, esteve presente representando a família.

A Profª Antonieta- como era tratada por todos- foi docente de Serviço Social, da UNIFMU por muitos anos. Trabalhou no SESI e no Juizado de Menores. Foi professora da PUC-SP, ajudou a criar o Núcleo de Estudos e Pesquisa do Envelhecimento (NEPE-PUC) e por duas vezes presidiu o CRESS – Conselho Regional de Serviço Social. Atuou na formação de vários dos fóruns agraciados e nos últimos anos esteve presente nas reuniões do CMI- Conselho Municipal da Pessoa Idosa de São Paulo. 

A homenagem do Colegiado Leste foi a segunda feita pelos Fóruns. Em março passado, um evento virtual, organizado pelo Fórum de Políticas Públicas da Região Centro, reuniu muitos dos seus admiradores.

Compunham a mesa de abertura: Maria Cecilia Teodoro Sanches, coordenadora do Colegiado Leste, Ariovaldo Guello, coordenador do Interfórum, Aparecida de Souza Lima (Cida Portela), a presidenta do CMI-Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa de SP, a coordenadora da equipe da Extensão  Universitária  da  UNICID, a Prof.ª Maria Elisabete S.Saldanha e Beatriz Guerriero, sobrinha da Prof.ª Maria Antonieta Guerriero.

A condução das apresentações do evento ficou a cargo dos mestres de cerimônia: Antônio Almeida, coordenador do Colegiado Leste, ex-presidente e atual conselheiro do CMI-SP e Conceição Mingato, coordenadora do Fórum da Cidadania da Pessoa Idosa Neide Duque – Mooca.

Uma segunda mesa, para entrega de troféus exclusivos para os serviços que atendem às pessoas idosas da Zona Leste foi montada com as seguintes pessoas: Rosa Marcucci, responsável pela área técnica de Atenção à Saúde da Pessoa Idosa na Secretaria Municipal da Saúde; Bruno Tadeu da Costa, representante da Coordenadoria do Idoso da Prefeitura de SP; Beatriz Guerriero; Aurea Barroso da Pastoral da Pessoa Idosa; Rita de Cassia Monteiro de Lima Siqueira, da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social; Neide Alessandra Périgo Nascimento, assistente técnica no SESC Belenzinho e Bruno Tadeu da Costa, representando a Coordenação de Políticas para Pessoa Idosa, da Prefeitura de São Paulo.

Foram 29 Fóruns agraciados: 11 da Zona Leste, 6 da Zona Sul, 4 da Zona Norte, 4 da Zona Oeste e 4 da Zona Centro. Todas as pessoas escolhidas pelos próprios fóruns para representá-los receberam um diploma.

 

Banda da Guarda Civil Metropolitana com o Maestro Inspetor Bastos que abriu o evento com músicas. Foto: jornal3idade.com.br
Auditório do Teatro UNICID, no bairro do Tatuapé que sediou a entrega do título Reconhecimento Social Maria Antonieta Guerriero.Foto: jornal3idade.com.br
Depoimento da assistente social Maria Alice Machado, um dos que contaram parte da trajetória da Profª Maria Antonieta Guerriero. Foto: jornal3idade.com.br
Troféus entregues aos representantes dos Fóruns. Foto:jornal3idade.com.br
Um dos certificados entregues aos representantes dos Fóruns. Foto:jornal3idade.com.br
Enfermeira Rosa Marcucci, responsável pela área técnica de Atenção à Saúde da Pessoa Idosa na Secretaria Municipal da Saúde de SP. Foto:jornal3idade.com.br