A Caminhada do GARMIC em 2013. Foto: jornal3idade.com.br
O Grupo de Articulação para Moradia de Idosos da Capital (GARMIC), coordenado por Olga Quiroga, está chamando para, na manhã do dia 15 de junho, realizar mais uma Caminhada de conscientização e enfrentamento à violência contra a pessoa idosa. Como nos anos anteriores, a concentração será na frente do Pátio do Colégio, com as pessoas seguindo por ruas do Centro Histórico até a sede da Prefeitura.
É a 14ª vez que ela é preparada, mas os organizadores estão desconsiderando os eventos virtuais de 2020/2021, quando existia a necessidade de isolamento, devido a pandemia da COVID-19. Por isso o cartaz de divulgação chama para a 12ª Caminhada.
O evento nasceu idealizado pelo GARMIC e pela Associação dos Bancários Aposentados do Estado de São Paulo, quando era presidida pela saudosa Glória Abdo, para chamar a atenção da população para as várias formas de violência que passam os cidadãos mais velhos.
Infelizmente, as necessidades das pessoas idosas, na cidade mais rica do país, só aumentaram nos últimos anos. A questão da falta de moradia, destacada nos anos anteriores, motivando inclusive a porta da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano do Estado de São Paulo, ser uma das estações de parada da Caminhada, está cada vez mais urgente.
O aumento da população em situação de rua, com muito mais pessoas idosas que antes, evidencia essa triste realidade.