Uma notícia divulgada pela Agência AFP foi registrada pelos principais sites do mundo: uma mulher de 103 anos foi flagrada pela polícia italiana dirigindo com a habilitação vencida na madrugada de 11 de março, em alta velocidade.
Giuseppina Molinari, nascida em 1920, circulava na cidade de Bondeno, de 13 mil habitantes no norte da Itália, a cerca de 440 quilômetros da capital Roma, procurando a casa de amigos. Segundo os policiais, Giuseppina “estava desorientada e seguia percorrendo as mesmas ruas”.
Na Itália, a partir dos 80 anos, os motoristas devem fazer exame médico a cada dois anos para renovar a habilitação. Giuseppina foi multada e levada para sua casa pelos agentes e seu carro foi confiscado.
Giuseppina, que mora em Vigarano Pieve, na província de Ferrara, a 10 quilômetros de Bondeno, onde foi penalizada, reclamou, disse que é uma pessoa lúcida, que faz suas compras diárias.
“Agora estou usando a bicicleta, mas quero pegar uma scooter, para não abrir mão da minha independência”, disse Giuseppina para a imprensa local.