O IBGE divulgará, às 10 horas do dia 28 de junho, os primeiros resultados de População e Domicílios do Censo Demográfico 2022, apresentando um conjunto de informações básicas sobre os totais populacionais e de domicílios no País. Serão diferentes níveis geográficos e recortes, além de diversos indicadores derivados dessas informações, como a média de moradores por domicílio, a densidade demográfica e a taxa de crescimento anual da população.
Devido à magnitude da pesquisa, os resultados permitirão a exploração dessas informações em diferentes níveis geográficos, como Grandes Regiões, Unidades da Federação, concentrações urbanas até Municípios.
População Idosa
Um dos resultados, que já foi adiantado no final do mês passado, é que a parcela idosa da população brasileira, com 60 anos ou mais, subiu para 15,1% em 2022. Dez anos antes, em 2012, o percentual era de 11,3%.
A Região Sudeste tem o maior percentual de idosos, com 17% da população total. O Sul acompanha de perto, com 16,5%. A região com menos idosos é o Norte, com apenas 10,2%. Centro-Oeste tem 12,1%. Nordeste, 14%.