logo

Itapira, no Interior de SP, inaugurou seu segundo Centro Dia do Idoso e já planeja o terceiro

A cidade de Itapira, que fica a cerca de 170 km da capital, em SP, inaugurou na sexta-feira, 28 de junho, o seu segundo Centro Dia, na Rua Ângelo Bertini, s/n. O  equipamento, da Secretaria Municipal de Promoção Social, vai oferecer acolhimento para 30 idosos, em situação de vulnerabilidade, que já estão sendo triados.

A inauguração prestou uma homenagem especial para João Alves da Silva, ex-presidente do Conselho Municipal do Idoso de Itapira, que continua bastante atuante na defesa dos direitos da pessoa idosa. O reconhecimento em vida é um exemplo que Itapira oferece.

Agradeço a todas as autoridades envolvidas na indicação de meu nome para esse Centro e em especial a cada profissional e voluntário que, com muita dedicação e carinho, fazem desse serviço um verdadeiro lar. Agradeço ainda a cada um que, de alguma forma, colaborou para que esse projeto se tornasse realidade. Que continuemos trabalhando juntos para que os direitos e a dignidade dos idosos sejam sempre preservados e valorizados! Quando se respeita os direitos de um idoso, não é por se tratar de alguém fraco ou incapaz, mas para honrar alguém que carrega na bagagem uma longa vida e merece nossa retribuição, disse João Alves da Silva, o homenageado.

 O prefeito Toninho Bellini revelou, durante o seu discurso na inauguração, que uma terceira unidade também já está em vias de ser implantada no município.

 Hoje esses 30 idosos que são atendidos na Unidade I estão temporariamente alocados em um prédio do Flávio Zacchi para que o espaço do bairro Humberto Carlos Passarella passe por reforma. Depois, quando terminar essa reforma, eles voltam para a Unidade I e poderemos ampliar o projeto no Flávio Zacchi. Ou seja, até o final desse ano estaremos disponibilizando 90 vagas para nossos idosos, disse o Prefeito.

As pessoas idosas usuárias do primeiro Centro Dia da cidade compareceram e fizeram apresentações musicais do Projeto Viva Música, da Banda Lira Itapirense.

 Centro Dia do Idoso

O Centro Dia do Idoso oferece acolhimento aos idosos em situação de vulnerabilidade e é de extrema importância para que as famílias possam sair para trabalhar e cumprir seus afazeres com tranquilidade sabendo que seu familiar está sendo bem cuidado. Além disso, esse serviço diminui a necessidade da institucionalização em Instituições de Longa Permanência para Idosos.

Seu funcionamento é de segunda a sexta-feira das 7h00 às 17h00. Os idosos assistidos recebem três refeições (café da manhã, almoço e lanche da tarde) e desenvolvem diversas atividades elaboradas por uma equipe técnica multidisciplinar composta por assistente social, psicólogo, terapeuta ocupacional, educador social, cuidador, professores de artes, técnico de enfermagem, cozinheira e auxiliar de serviços gerais. Outras secretarias, como Saúde, Esportes, Lazer e Cultura e Turismo também trabalham em conjunto com o serviço.

A forma de acesso ao serviço ocorre por meio do CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social), que analisam o perfil de cada candidato. São priorizados os que estão em situação de vulnerabilidade social ou sofrendo algum tipo de negligência.

Os 30 idosos que serão atendidos na Unidade II do Centro Dia do Idoso já estão passando por esse processo de triagem e apresentação de documentos. A expectativa é que o local esteja em pleno funcionamento ainda nessa primeira quinzena de julho.

Com informações da Secom/Itapira