Itapira, município na Região Administrativa de Campinas, distante 150 quilômetros da capital, vai sediar de 29 de abril a 3 de maio, da 4ª Etapa dos Jogos da Melhor Idade 2023 (JOMI Estadual), recebendo a representação de 37 municípios.
A abertura oficial da 4ª etapa do JOMI 2023 em Itapira será a partir das 9h00, no Ginásio de Esportes Benedito Alves Lima, o Itapirão,
Confirmaram as delegações das seguintes cidades, que fazem parte da 4ª Região Esportiva do Estado: Aguaí, Águas da Prata, Águas de Lindóia, Americana, Amparo, Araras, Artur Nogueira, Atibaia, Bragança Paulista, Campinas, Casa Branca, Cordeirópolis, Itatiba, Jaguariúna, Leme, Limeira, Mococa, Mogi Guaçu, Mogi Mirim, Monte Alegre do Sul, Nova Odessa, Paulínia, Pedreira, Pinhalzinho, Rio Claro, Santa Bárbara d’Oeste, São João da Boa Vista, Serra Negra, Socorro, Sumaré, Tambaú, Tuiuti, Valinhos, Vargem, Vargem Grande do Sul e Vinhedo.
4ª Região Esportiva do Estado de São Paulo
A Secretaria Estadual de Esportes de SP mantém uma classificação própria, que divide os municípios, por 8 Regiões Esportivas, diferente das 16 Regiões Administrativas do Estado. A cidade de Itapira está na 4ª Região Esportiva, que tem a cidade de Campinas como referência.
JOMI – Jogos Estaduais da Melhor Idade
O JOMI é o principal torneio esportivo voltado para a terceira idade em SP, que foi pioneiro no Brasil, em competições voltadas para o público 60+. Funciona no formato de uma olimpíada regional, com disputas de 14 modalidades, nas categorias feminino e masculino.
As mesmas modalidades são disputadas em todas as etapas regionais, mas para a final vão somente as duas primeiras pessoas colocadas de cada categoria: Atletismo (Masculino e Feminino); Bocha (Misto); Buraco (Masculino e Feminino); Coreografia (Mista); Damas (Masculino e Feminino); Dança de Salão (Misto); Dominó (Masculino e Feminino); Malha (Misto); Natação (Masculino e Feminino); Tênis (Masculino e Feminino); Tênis de Mesa (Masculino e Feminino); Truco (Misto); Voleibol Adaptado (Masculino e Feminino) e Xadrez (Masculino e Feminino).
JOMI é o nome que substituiu o JORI-Jogos Regionais do Idoso-que realizou 23 edições. O modelo continua o mesmo: é coordenado pela Secretaria Estadual de Esportes em conjunto com as Prefeituras que sediam cada etapa. O nome foi mudado na etapa final de 2019. Depois, em 2020 e 2021 as competições foram canceladas em função da pandemia da COVID19.
Em 2022 o JOMI voltou ainda tímido, com muitas cidades ausentes, ainda com temor da pandemia. Os organizadores esperam que em 2023 aconteça uma retomada.