logo

Jarinu conquistou a Medalha de Prata na Coreografia na 8ª Etapa do JOMI 2023 realizada em Itapetininga

O Grupo de Dança da Terceira Idade de Jarinu, coordenada pela Prof.ª Eliana Brega, foi a equipe vice-campeã, Medalha de Prata, na 8ª Etapa dos Jogos da Melhor Idade 2023 (o JOMI Estadual), que até o domingo 20 de agosto estará sendo realizado, em diferentes municípios da 8ª Região Esportiva do Estado de SP.

O tema da apresentação foi “Surfa na Onda”, conclamando a esperança, a criatividade, a igualdade e a alegria através da dança. O Grupo de Dança da Terceira Idade de Jarinu conta com dez participantes, com idades que variam de 61 a 74 anos. Fazem parte do elenco: Daisy Jucosky, Diva Chanchencow, Eliana Brega, Flora Kavakita, Inês de Paulo, Luiza de Moraes, Madalena Padilha, Maria de Fátima Fontenele, Roseli Lopes de Camargo e Selma Regina Barbosa.

A 8ª Região Esportiva a mais difícil de 2023

A 8ª Região Esportiva, formada por 82 municípios pela classificação própria da Secretaria Estadual de Esportes, que divide as cidades em 8 Regiões Esportivas (diferente das 16 Regiões Administrativas do Estado) , foi a mais complicada para ser fechada no JOMI 2023. 

Devido a negativa de várias cidades em sediar o evento, ele acabou “dividido”, com competições em diferentes municípios, o que diverge do formato tradicional do JOMI. Estão participando 41 municípios.

JOMI – Jogos Estaduais da Melhor Idade

O JOMI é o principal torneio esportivo voltado para a terceira idade em SP, que foi pioneiro no Brasil, em competições voltadas para o público 60+. Funciona no formato de uma olimpíada regional, com disputas de 14 modalidades, nas categorias feminino e masculino. 

As mesmas modalidades são disputadas em todas as etapas regionais, mas para a final vão somente as duas primeiras pessoas colocadas de cada categoria: Atletismo (Masculino e Feminino);  Bocha (Misto); Buraco (Masculino e Feminino); Coreografia (Mista); Damas (Masculino e Feminino); Dança de Salão (Misto);  Dominó (Masculino e Feminino); Malha  (Misto); Natação (Masculino e Feminino); Tênis (Masculino e Feminino); Tênis de Mesa (Masculino e Feminino); Truco (Misto); Voleibol Adaptado (Masculino e Feminino) e Xadrez (Masculino e Feminino).

JOMI é o nome que substituiu o JORI-Jogos Regionais do Idoso, que batizou 23 edições. O modelo continua o mesmo: é coordenado pela Secretaria Estadual de Esportes em conjunto com as Prefeituras que sediam cada etapa. O nome foi mudado na etapa final de 2019. Depois, em 2020 e 2021 as competições foram canceladas em função da pandemia da COVID19.  Desde 2022 o JOMI voltou tímido, com muitas cidades ausentes.