logo

JOMI Paulistano 2023 cancelou Etapa da Zona Leste e juntará com Oeste

A 2ª Etapa dos Jogos Municipais da Pessoa Idosa da cidade de São Paulo que deveriam ter acontecido ontem, 12/3, nas dependências no CERET- Centro Esportivo, Recreativo e Educativo do Trabalhador, no Jardim Anália Franco, foi cancelada na véspera. Ela vai ser realizada em conjunto com a Etapa Zona Oeste, no próximo domingo 19/3, no CE Baby Barioni, no bairro da Água Branca.

A assessoria de imprensa da Secretaria Municipal de Esportes (SEME) que organiza o torneio explicou que: “ o cancelamento ocorreu por questões técnicas (problema ocorrido de última hora no fornecimento de água à unidade) e pelas condições climáticas totalmente desfavoráveis (tempo muito chuvoso), o que poderia atrapalhar a execução dos jogos e locomoção dos participantes na área externa do Parque CERET, que é muito ampla”.

O JOMI Paulistano 2023, como é chamado, teve início no domingo,  5/3, no Centro Esportivo Mané Garrincha, na Vila Clementino, com a 1ª Etapa Zona Sul. A SEME organizou desta vez num formato diferente dos anos anteriores, com etapas programadas para diferentes regiões diferentes da cidade.

A abertura dos torneios teve pouca adesão dos idosos, nenhuma representação oficial das Subprefeituras e dos Clubes Escolas da cidade. A única autoridade municipal presente era o Secretário Municipal de Esportes e Lazer (SEME), Carlos Augusto Vianna, chefe do evento.

Do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa de São Paulo estava a presidente da atual gestão, Aparecida de Souza Lima, liderança dos idosos na Zona Sul e a ex-presidente Marly Feitosa, uma das coordenadoras do Fórum da Pessoa Idosa da Vila Mariana. A Prof.ª Dineia Cardoso, coordenadora do Programa Melhor Idade da SEME, que é a representante da secretaria no CMI estava na coordenação geral do JOMI Paulistano.

A expectativa da presença do Prefeito Ricardo Nunes que destinou R$1milhão e 100 mil para a realização de todas as etapas do JOMI Paulistano também foi frustrada.

Segundo representante da empresa contratada pela SEME, para organizar a competição, na 1ª Etapa Zona Sul somente houve a inscrição de 159 pessoas. Entre as entidades do território, somente seis se inscreveram, mas só 5 compareceram. Até a última sexta-feira a empresa não tinha a informação das  inscrições garantidas para as próximas etapas.