logo

Laurinda, aos 100 anos, ganhou sua 1ª festa de aniversário, em São Paulo

Festa de 100 anos de Laurinda Guimarães de Lima no Lar São Vicente de Paula, na cidade de Capão Bonito, no Interior de São Paulo, organizada pelos funcionários e amigos. Foto: divulgação Lar

Imagine a expectativa de uma pessoa, que nunca teve uma festa de aniversário, fazer a primeira comemoração quando completa 100 anos.

Foi o que aconteceu com Laurinda Guimarães de Lima, que na última quarta-feira, 27 de julho, tornou-se centenária, numa bonita festa organizada pelos funcionários e colaboradores do Lar São Vicente de Paula, na cidade de Capão Bonito, no Interior de São Paulo.

Nascida em 27 de julho de 1916, no município de Apiaí, também no Interior de São Paulo, Laurinda foi trabalhadora rural de criança até o primeiro casamento, quando teve seis filhos. Depois de ficar viúva foi morar em Ourinhos (SP) e teve mais dois filhos.  Ficou viúva pela segunda vez e nos anos 70 foi morar em Capão Bonito. Dois oito filhos, apenas dois estão vivos.

As fotos da festa mostram o quanto ela estava alegre e repetiu para os que estavam por perto, que nunca imaginou viver tantos anos.

O número do RG foi borrado a pedido da presidente do Lar, por motivo de segurança. Foto: divulgação Lar.
O número dos documentos constantes no RG de dona Laurinda foram borrados a pedido da presidente do Lar, por motivo de segurança. Foto: divulgação Lar.

A presidente do Lar São Vicente de Paula, Marizeti Bazilio Moreira Ferraz, que está há 26 anos faz parte da diretoria da entidade contou ao Jornal da 3ª Idade que, no momento, vivem com eles 48 idosos (22 mulheres e 26 homens). As mais velhas, depois de dona Laurinda são: Margarida Rodrigues de 94 anos e Julia Machado Romano de 91 anos.

O asilo iniciou suas atividades em 26/08/1926, mas legalmente registrada (estatuto social e identidade jurídica) em 16/11/52.

“Todo mês publicamos no Facebook da entidade a relação de aniversariante e pedimos para quem puder colaborar dando um presente ou, principalmente, fazer uma visita aos nossos idosos. Quando estava perto da data da dona Laurinda, uma funcionária sugeriu fazer uma festa com ajuda da população (doações), outra falou que seria bom postar na rede social para facilitar a divulgação. Podemos dizer que a ideia partiu dos funcionários da instituição, e não de uma pessoa especifica, contou a presidente Marizeti.

 

Quem quiser fazer contato com o Lar para programar uma visita ou fazer doações, pode entrar em conta pelo telefone 15 3542 1079