
Marta Sobral, pivô da Seleção Brasileira de Basquete, que conquistou a medalha de ouro nos Jogos Pan-americanos de Havana, em 1991, a prata nas Olimpíadas de Atlanta, em 1996, e bronze em Sydney 2000, acendeu a pira dos 22º Jogos da Terceira Idade de Santo André, no último sábado 6 de maio. Ela hoje é Secretária Nacional de Esportes de Alto Desempenho, no atual Ministério do Esporte.
A abertura oficial aconteceu na quadra do Complexo Esportivo Pedro Dell’Antonia, com a presença do Prefeito Paulo Serra, a deputada estadual Carolina Serra (também primeira dama da cidade) e o secretário municipal de Esporte e Prática Esportiva, Marcelo Chehade. As autoridades locais fizeram um destaque especial ao local, que no período mais agudo da pandemia da COVID-19 serviu de hospital de campanha e agora voltou para as práticas esportivas de todas as idades.
O JOTISA 2023 recebeu a inscrição de 1250 atletas inscritos e vai até 22 de maio, com 14 modalidades em competição. Estão participando, além dos atletas de Santo André, mais 9 equipes: de São Paulo, de São Caetano do Sul, de São Bernardo do Campo, de São Mateus, da Praia Grande, de Santos, de Osasco, de Itapecerica da Serra e de Mauá.
Realizado desde 1999, o JOTISA inovou em 2023 e passou a aceitar inscrições de atletas a partir de 55 anos, formando novos grupos. Assim, algumas modalidades, como a Coreografia que foi disputada na sequência da abertura, tinham grupos diferenciados.
É a única competição do gênero com formato aberto à participação individual ou através de entidades de Santo André e cidades convidadas. São 13 modalidades em competição: atletismo feminino e masculino; bocha mista; buraco feminino e masculino; coreografia mista; damas feminina e masculina; dança de salão mista; dominó feminino e masculino; malha mista; natação feminina e masculina; tênis de mesa feminino e masculino; tênis de campo; tranca; truco misto; vôlei simplificado feminino e masculino e ainda xadrez feminino e masculino.
