logo

“Na velhice, não me abandones” é o tema do Papa Francisco para o Dia Mundial dos Avós de 2024

O  IV Dia Mundial dos Avós e dos Idosos, a ser celebrado no próximo dia 28 de julho, pela igreja católica de todo o mundo, terá como tema “Na velhice não me abandones”.

Segundo a nota oficial do Dicastério para os Leigos, a Vida e a Família, responsável pela divulgação, na sua escolha, o Papa Francisco pretende destacar como a solidão é, infelizmente, a amarga companheira na vida de muitos idosos, que muitas vezes são vítimas da cultura do descarte.

A frase de chamamento da campanha foi retirada do versículo do Salmo 71, sobre a súplica de um ancião que retraça a sua história de amizade com Deus.

Ao valorizar os dons dos avós e dos idosos e a sua contribuição para a vida da Igreja, a celebração do Dia Mundial dos Avós e dos Idosos visa promover o compromisso de cada comunidade eclesial em construir laços entre as gerações e combater a solidão, cientes de que – como afirma a Escritura – “Não é bom que o homem esteja só” (Gn 2, 18).

Segundo o prelado de Roma, as comemorações do Dia Mundial dos Avós e dos idosos de 2024  servirão como preparação para o Jubileu de 2025.

Dia Mundial dos Avós e dos Idosos

O Papa Francisco criou, em 2021, o Dia Mundial dos Avós e dos Idosos para ser comemorado todos os anos, no último domingo de julho. Em em 2024 será no dia 28 de julho.

A data foi estipulada para ficar sempre próxima ao dia de Sant’Ana e São Joaquim, os avós de Jesus, cujo dia (26/7) continuam sendo festejados em vários países.

Ano Santo do Jubileu de 2025

O Jubileu de 2025 é um Ano Santo ordinário da Igreja Católica, que terá como tema “Peregrinos da Esperança”. O Jubileu é uma solenidade da Igreja Católica, realizada a cada 25 anos. Por motivos especiais, o Papa pode comemorar jubileus extraordinários. 

O Papa Francisco definiu o Jubileu de 2025 como um sinal de renascimento após os sofrimentos da pandemia e explicou que o evento não tem apenas um significado religioso, mas também ético, moral, social e cultural.