O Conselho Estadual do Idoso de SP, que na nova gestão 2025-2027 tem a presidência governamental, conforme garante a alternância com a sociedade civil a cada dois anos, empossou Marcelo Salera Ricci, atual coordenador da Coordenadoria de Desenvolvimento Social, da Secretaria de Desenvolvimento Social do Estado de São Paulo.
Na sua fala, Ricci disse que uma das metas prioritárias da sua gestão será fortalecer o trabalho com as pessoas idosas nas 27 regionais da Secretaria.
O vice-presidente é Marcio Alexandre Masella, que também é vice-presidente do Conselho Estadual de Assistência Social (Conseas).
A eleição da mesa diretora no CEI-SP dife de outros conselhos. A pessoa que assume a presidência tem o direito de fazer o convite para os conselheiros assumirem os demais cargos.
Ricci escolheu Inês Aparecida A. Riotto (Santo André) para Eventos e Érica da Silva de Lima Moreira (Atibaia), para diretoria executiva. Na próxima reunião mensal, que continuará sendo na última segunda-feira do mês, o presidente definirá quem assumirá a secretaria da mesa diretora.
O gabinete da Secretaria de Desenvolvimento Social do Estado de São Paulo foi representado pela advogada Juliana Armede, atual secretária executiva da pasta, que sugeriu a criação de um trabalho “intercolegiado” com demais conselhos estaduais, ressaltou a importância do trabalho intergeracional e defendeu que a política pública deve ser feita baseada em evidências.
A ex-presidente, Kelen Garcia, que esteve à frente do CEI-SP, nos últimos dois anos e que agora irá representar o segmento das pessoas idosas no Conselho Estadual de Assistência Social, ressaltou que, apesar de paritário, existe uma grande dificuldade de fazer com que os representantes das Secretarias compareçam e se envolvam com as tarefas.