logo

Operação Vetus 3 apurando denúncias contra idosos até 23/9

A terceira edição da Operação Vetus, criada pelo governo federal para investigar crimes contra as pessoas idosas, denunciados através do Disque 100, tem até o dia 23 de setembro para implementar as ações dessa nova fase.

Policiais civis de todos os Estados, desde a segunda-feira 22/8, estão em diligências para apuração de denúncias, atendimento às vítimas, fiscalização em Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs), cumprimento de mandados e medidas protetivas.

A violência contra o idoso é crime que pode ter pena de dois meses a um ano de reclusão, além de multa.

A Operação Vetus é coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJ) e conta com a ajuda de delegacias especializadas de proteção ao idoso, das secretarias de Segurança Pública; da Ouvidoria Nacional dos Direitos Humanos (ONDH) e da Secretaria Nacional de Promoção e Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa.

Números do MJ garantem que mais de 31 mil idosos vítimas de violência foram atendidas nas duas edições anteriores da Operação Vetus. Nelas foram registradas 29 mil denúncias, o que resultou em 985 pessoas presas. Cerca de 9 mil policiais participaram das operações em 2020 e 2021.

Qualquer pessoa pode procurar delegacias especializadas na proteção ao idoso para fazer uma denúncia ou pedir ajuda. Quando o município não tiver delegacia especializada, o atendimento é feito por qualquer delegacia. Também é possível procurar os Conselhos dos Direitos da Pessoa Idosa, tanto os estaduais ou municipais.