Todas as etapas dos 27º Jogos Estaduais da Melhor Idade serão realizadas de abril a junho de 2025, mais uma vez com aberturas de etapas simultâneas, nas mesmas datas.
A Secretaria Estadual de Esportes já atualizou três vezes o calendário, que ainda não está totalmente fechado. Das 8 Regiões Esportivas que compõem a organização das competições, a 1ª Região e a 2ª Região ainda estão com as cidades de abertura indefinidas.
Existe da SESP uma classificação própria, que divide os municípios, por 8 Regiões Esportivas, diferente das 16 Regiões Administrativas do Estado. A 1ª Região Esportiva continua agendada para se realizar de 12 a 18 de maio, mas a Prefeitura da Praia Grande desistiu de ser a anfitriã. A 2ª Região Esportiva está marcada para 30 de abril a 5 de maio, mas desde a primeira versão das etapas de 2025, está em aberto.
Nos bastidores, atletas da terceira idade e profissionais lamentam as dificuldades que o JOMI vem encontrando nos últimos anos.
Começou a partir da gestão do Governador João Dória, que mudou o nome tradicional (antes JORI-Jogos Regionais do Idoso-em 23 edições), alterou calendários na última hora para cidades de prefeitos mais aliados e cortou volume de repasses para as cidades anfitriãs. Também foi no seu governo que a importância que sempre a mulher do governador exercia no JORI, ao reunir nas aberturas as primeiras damas de cada região foi quebrada e nunca mais recuperada.
Muitas pessoas apontam as dificuldades de negociação política com as escolas, que antes emprestavam o espaço para servir de alojamento para os atletas, como ainda acontece com os jogos juvenis. Alguns alegam falta de repasse suficiente para preparar as escolas para o período, mas outros falam da falta de acordo entre as Secretaria Estadual de Esportes e Secretaria Estadual da Educação.
A falta de apoio legislativo está no lamento de várias pessoas no Interior. Segundo elas, no momento, não se tem nenhum deputado estadual empenhado no apoio ao JOMI, como acontecia antes com o JORI.
O Jornal da 3ª Idade aguarda a solicitação de uma entrevista, com a Coronel Helena Reis, Secretária de Esportes do Governo do Estado de São Paulo, desde o começo da gestão Tarcísio de Freitas.