O Vaticano vai realizar em Roma de 29 a 31 de janeiro de 2020 o Congresso Internacional da Pastoral da Pessoa Idosa “A riqueza dos anos” para debater como a igreja católica está trabalhando com os seus fiéis idosos, em todo o mundo.
Do Brasil devem participar cerca de 160 pessoas, sendo 23 do estado de São Paulo saídas de diferentes cidades, que se encontrarão lá para formar uma delegação paulista orientada pela coordenadora estadual da Pastoral da Pessoa Idosa, Sandra Regina Capana Michellim, da Diocese de Limeira.
Não podemos soltar os remos na barca, na velhice devemos reinventá-la, disse o Papa Francisco quando saudou os idosos no seu dia internacional, no ano passado. Ele costuma repetir que são os idosos responsáveis pela transmissão da fé, no diálogo com os jovens e para a preservação das raízes dos povos.
Diante da expectativa de vida média e do envelhecimento da população, o Papa Francisco tem afirmado que “também a espiritualidade cristã tem sido tomada um pouco de surpresa” e deseja uma renovada reflexão eclesial sobre que há definido a bênção de uma vida longa.
O Congresso Internacional da Pastoral da Pessoa Idosa: “A riqueza dos anos” é a resposta do Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida à este pedido do Santo Padre.
O encontro tratará sobre como fazer frente à cultura do descarte das pessoas idosas, sobre seu papel na família e sobre sua vocação peculiar na Igreja. O Santo Padre receberá os participantes em uma Audiência Especial.
Ao congresso estão convidados os representantes das Conferências Episcopais, das Congregações Religiosas, das Associações e dos Movimentos leigos de todo o mundo, implicados na pastoral das pessoas idosas.
A riqueza dos anos
Primeiro Congresso Internacional de Pastoral dos Idosos
Roma 29/31 de janeiro de 2020
Programa
29 de janeiro de 2020
1 sessão
A Igreja com os idosos
30 de janeiro de 2020
2 sessões
Família e idosos
30 de janeiro de 2020
3 sessão
A vocação dos idosos na Igreja
31 de janeiro de 2020
Audiência com o Papa Francisco