logo

Pastoral da Pessoa Idosa da Arquidiocese de São Paulo divulgou calendário de reuniões para suas líderes

A Pastoral da Pessoa Idosa da Arquidiocese de São Paulo, coordenada pela advogada Conceição Aparecida de Carvalho, divulgou no último sábado, o seu calendário de reuniões setoriais, com líderes e coordenadores diocesanos.

Na pauta uma capacitação sobre o Sistema de Informação e Gerenciamento da Pastoral da Pessoa Idosa (SIGPPI), criado pela PPI Nacional para cadastrar as pessoas que são atendidas. O SIGPPI é utilizado por líderes voluntários e por todos os níveis de coordenação da Pastoral da Pessoa Idosa para facilitar o acompanhamento mensal das pessoas idosas em todo o Brasil. Como nem todos os líderes dominam com facilidade as ferramentas de informática, o encontro também ajudará a sanar dúvidas.

A primeira reunião aconteceu ontem, domingo 18/2,  com líderes e coordenação da Região Episcopal Ipiranga, da Zona Sul de São Paulo. As próximas, ainda em fevereiro, serão na Região Episcopal Sé, em  24/2. A Região Episcopal Belém será em  25/2. A Região Episcopal Santana será em 2 de março, e nesse dia vão escolher a nova coordenadora diocesana. As demais serão na Região Episcopal Lapa, em 9/3 e Brasilândia em 16/3.

 Pastoral da Pessoa Idosa da CNBB

A Pastoral da Pessoa Idosa foi criada em 5 de novembro de 2004, como organismo ligado à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). 

A PPI atua junto às famílias através de pessoas voluntárias que vivem nas localidades onde atuam e são chamados de “líderes”. A PPI acompanha 170.000 pessoas idosas todos os meses, através de visitas domiciliares, por meio de 25.000 líderes voluntários em mais de 1.000 municípios em todo o Brasil. 

Esse trabalho foi idealizado a partir de uma conversa entre a médica sanitarista Zilda Arns, então coordenadora nacional da Pastoral da Criança e o geriatra paraense João Batista Lima Filho. 

A Dra. Zilda, como todos a chamavam, foi coordenadora da PPI da sua fundação até 2010, quando faleceu vítima de um terremoto no Haiti.