logo

Políticas públicas de atenção ao Diabetes é tema da audiência pública na Câmara dos Deputados em 21/9

O Fórum Intercâmbio de Conhecimento em Diabetes e suas Complicações será na próxima quinta-feira,  21 de setembro, das 9h às 17 horas, no Plenário Freitas Nobre, na Câmara dos Deputados, em Brasília, organizado pela Coalizão Vozes do Advocacy em Diabetes e Obesidade.

Na programação, estão previstos dois painéis nos quais serão apontadas as dificuldades de acesso ao diagnóstico e ao tratamento do diabetes e das complicações e os possíveis caminhos que visam à solução dessas barreiras.

Segundo dados do último Atlas da Federação Internacional do Diabetes, o Brasil tem 16 milhões de pessoas portadoras da doença, sendo que 50% dos adultos entre 20 e 79 anos não foram diagnosticados com a condição. A ausência do diagnóstico precoce e de adesão ao tratamento traz uma série de complicações. 

Entre janeiro e setembro de 2021, foram realizadas mais de 12.600 cirurgias para amputações de membros inferiores (média de 46 por dia) decorrentes do diabetes, segundo uma pesquisa do Ministério da Saúde.

A retinopatia diabética é responsável por 4,8% dos 37 milhões de casos de cegueira devido a doenças oculares, o que equivale a um impacto potencial de 1,8 milhão de pessoas, conforme mostra o estudo “As Condições de Saúde Ocular no Brasil”, publicado em 2019 pelo Conselho Brasileiro de Oftalmologia.

O diabetes é a segunda causa de ingresso na terapia renal substitutiva no Brasil. Segundo o último Censo de 2021, o total estimado de pacientes em hemodiálise no país era de 148.363 pessoas.

O Fórum vai debater esta situação e os desafios e soluções do diabetes no Brasil. O resultado do encontro será apresentado ao Ministério da Saúde para que possa dar a devida atenção à linha de cuidado e implementar estratégias para ajudar a reverter estes dados tão alarmantes.

O evento será transmitido ao vivo pelo canal da TV Câmara no YouTube

Participantes

9h – Mesa 1 – Diabetes e suas complicações – Linhas de Cuidado: com Marlice Marques, da  Gerência de Redes da Secretaria de Estado da Saúde do Estado de Goiás (SES-GO); Carmela Grindler, coordenadora do Projeto de Implantação do Programa Estadual de Atenção Integral às Pessoas com Doenças Raras de São Paulo; Levimar Araújo, presidente da Sociedade Brasileira de Diabetes; Vanessa Pirolo, coordenadora da Coalizão Vozes do Advocacy em Diabetes e Obesidade; Katia Audi Cursi, coordenadora de Indução da Qualidade Setorial da Diretoria de Desenvolvimento Setorial da ANS e ALEXANDRA RUBIM médica da Secretaria de Saúde do DF.