logo

População idosa que mora em ILPI começou a ser imunizada, mas não tem vacina para todos

O catarinense Walter Orthmann, de 98 anos, que tem o título no Guinness Book, de funcionário mais antigo do mundo numa mesma empresa, recebeu a vacina contra COVID-19, em Brusque no dia 20 de janeiro. Foto: Prefeitura de Brusque/Divulgação

A população idosa de todo o Brasil começou a ser vacinada na quarta-feira, 20 de janeiro de 2021, através dos residentes em ILPI- Instituições de Longa Permanência (nome técnico para as casas de repouso), conforme determina as orientações da Campanha Nacional Contra a COVID-19.

Todo mundo sabe que, pelo menos até o final de fevereiro, não haverá doses suficientes para todos os idosos asilados. Os calendários previstos para as população idosas de cada Estado estão sendo revistos a cada semana. Não existe uma relação oficial com todas as ILPI do país.

O Ministério Público investiga suspeitas de que pessoas estão furando a fila da vacinação dos grupos prioritários em estados como Amazonas, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Sergipe, Bahia e Rio. Na cidade de Manaus, a que mais sofre com a COVID-19 em todo o país, a aplicação de doses chegou a ser suspensa por 24 horas e inquerido do Ministério Público já está em andamento.

Por isso, é importante que os órgãos de representação dos idosos, como Conselhos e Associações, estejam atentos, ajudando a monitorar a vacinação e fazendo pressão política para que as faixas prioritárias sejam respeitadas.

José Pereira dos Santos, de 106 anos, morador na ILPI Lar Torres de Melo, em Fortaleza, o primeiro dos idosos a tomar a vacina no Ceará. Foto: divulgação ILPI

Uma reportagem do jornal O tempo, de MG, levantou dados e depoimentos que provam que os cartórios do país registraram aumento de 43% em mortes por causa indeterminada. Segundo os especialistas, os números podem estar associados as vítimas de coronavírus que morreram sem ter o diagnóstico da doença. O Ministério da Saúde já confirmou que há casos de óbitos pela COVID-19 que demoram até um mês para terem a investigação concluída e entrarem nos registros. Entre as mortes por causa indeterminada a maioria é de idosos.

O Jornal da 3ª Idade está fazendo um levantamento, junto aos Conselhos Estaduais dos Direitos dos Idosos e secretarias governamentais, para saber os números das ILPI e idosos que deverão ser vacinados. Os governos prometeram até a quarta-feira, 27 de janeiro, todos os números.

ILPI de São Paulo

A Prefeitura de São Paulo divulgou, através da Secretaria Municipal de Saúde, que até o final da última sexta-feira, 22 de janeiro, tinham sido vacinados cerca de 6 mil idosos residentes em ILPIs da capital, entre as 31 mil pessoas do grupo dos públicos prioritários.

A previsão da Prefeitura é vacinar cerca de 15 mil idosos em ILPI, inclusive as particulares. A Prefeitura também não tem uma listagem oficial de quantas ILPI estão em funcionamento na cidade. Os coordenadores regionais da Saúde tiveram uma surpresa nos últimos dias, com a apresentação de várias ILPI clandestinas (em funcionamento sem cadastro nos órgãos da Prefeitura). Todos os idosos, também delas, estarão sendo vacinados.

Documento elaborado pelo Ministério Público de SP, em 2019, aponta que existem cerca de 46 mil idosos vivendo em ILPI no Estado de São Paulo.